Valor Econômico destaca atuação da CERTI em indústria 4.0

A conscientização sobre a importância da indústria 4.0 para a competitividade empresarial tem crescido, especialmente entre grandes organizações. No entanto, muitas pequenas e médias manufaturas adiam investimentos em tecnologia devido à instabilidade econômica. Iniciativas de baixo custo e gradual modernização são alternativas viáveis, apresentando resultados rápidos. Pesquisa da Totvs indica que as manufaturas brasileiras atingiram uma média de 0,52 em uma escala de zero a um no contexto da indústria 4.0. A carência de financiamento adequado é um desafio, e a Finep InovaCred 4.0 visa suprir parte dessa demanda com R$ 200 milhões para digitalização estratégica.

A Fundação Certi, em Florianópolis, destaca a necessidade de eliminar desperdícios antes de investir em automação. A empresa Pollux, de Joinville, SC, inova com o aluguel de robôs para atividades repetitivas e insalubres. A Ternium no Rio de Janeiro e a Votorantim Cimentos são exemplos de indústrias brasileiras que implementaram tecnologias 4.0, como robôs e inteligência artificial, para aprimorar processos e eficiência.

Ver matéria completa em: https://valor.globo.com/publicacoes/suplementos/noticia/2019/09/25/falta-de-financiamento-retarda-automacao-nas-organizacoes.ghtml

COMPARTILHE

RELATÓRIO DE TRANSPARÊNCIA

Em cumprimento à Lei Federal nº 14.611, de 3 de julho de 2023, a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras – CERTI, inscrita no CNPJ sob nº 78.626.363/0001-24, divulga por meio deste o Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens para o 1º semestre de 2024Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens para o 2º semestre de 2024 e o Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens – 1º Semestre 2025. As informações constantes nos referidos relatórios tem como fontes o e-Social; RAIS 2024 e Portal Emprega Brasil de Fevereiro de 2025.