A pandemia de Covid-19, decretada em março pela Organização Mundial da Saúde (OMS), vem afetando toda a cadeia produtiva em nível global, causando uma disrupção nunca antes vista. A modernização industrial se tornou uma necessidade urgente e a transformação digital foi acelerada nesse contexto.
A crise que se originou afetou diferentes setores. Enquanto muitas empresas tiveram que paralisar totalmente suas atividades, outras viram uma queda brusca na demanda, e ainda outras passam por um pico que, muitas vezes, vai além da sua própria capacidade de atendimento.
Os impactos na cadeia produtiva também são sentidos pelos consumidores, que se veem obrigados a cortar gastos e economizar. Como resultado óbvio desse cenário avassalador, a prioridade de muitas empresas tornou-se sua própria sobrevivência no mercado – ou, quando muito, uma tentativa de voltar ao patamar pré-crise.
Nesse sentido, a pandemia serviu para mostrar que a maioria das empresas não estava preparada para lidar com um cenário como o que vivemos. Mas o que poderia ter evitado isso? Neste post, veja como a crise acelerou a modernização industrial e como a migração para o modelo da indústria 4.0 pode ajudar na retomada das empresas em um cenário pós-pandemia.
Afinal, o que poderia ter sido feito para lidar melhor com a crise?
A resposta a essa pergunta está na indústria 4.0 e na modernização industrial por parte dos diferentes setores produtivos. Se antes da crise a indústria 4.0 era vista como um projeto de futuro com enorme potencial para as empresas, fica ainda mais claro que sua adoção poderia, se não ter evitado, ao menos reduzido os impactos causados pela pandemia.
Agora, boa parte dos negócios está tendo que correr atrás de projetos de inovação e de recursos como informações em tempo real, robotização, simulação e computação em nuvem, em uma tentativa tardia de se adaptar à nova realidade e se precaver para cenários futuros.
>>> Leia mais: Manufatura 4.0: como a inovação na indústria vai transformar o mundo
A modernização industrial é urgente?
A resposta é: sim. Na verdade, a indústria 4.0 se tornou ainda mais importante em um contexto em que as empresas têm que pensar no futuro, em um cenário pós-crise e uma nova normalidade.
No contexto atual, as prioridades das empresas têm seguido uma lógica básica: sobrevivência, recuperação e retomada dos negócios. Mais do que nunca, os objetivos dessas organizações são voltar à normalidade o mais rapidamente possível e com os menores custos.
Para isso, no entanto, é preciso aprender com as lições da crise para criar um negócio ainda mais sólido e resiliente. É necessário organização e compreensão dos riscos a que as empresas estão expostas. Somente a partir disso é que será possível reformular os negócios e planejar sua retomada.
Isso passa por rever processos e questionar quais são as maiores fraquezas da empresa, como fazer mais com menos, como lidar com a escassez de matéria-prima e o que poderia ter sido feito, antes de tudo, para mitigar os impactos da pandemia.
Novamente, a resposta passa pela modernização industrial e as soluções encontradas na indústria 4.0. Afinal, a adoção desses processos daqui pra frente é fundamental para:
- Garantir que mais empresas sobrevivam a um momento como este,
- Reduzir o tempo de recuperação e retomada das atividades, e também
- Auxiliar na construção de negócios mais robustos para encarar novos cenários de disrupção.
Dentre todas as possibilidades que a indústria 4.0 proporciona, talvez a mais crítica seja a análise de dados em tempo real e a predição de cenários futuros. Isso pode ser alcançado por meio de recursos como sistemas ciberfísicos, digital twin e internet das coisas (IoT).
>>> Leia mais: O que falta para o desenvolvimento da indústria 4.0 no Brasil?
Como a indústria 4.0 pode auxiliar em cenários de crise?
Como comentamos, a modernização industrial não só teria a capacidade de ter reduzido os impactos da atual crise, como, daqui para frente, tem o potencial de preparar as empresas para lidarem melhor com novos cenários críticos.
E isso passa pela implantação de uma série de tecnologias, em especial aquelas que permitem a predição de cenários futuros e o controle em tempo real de dado relevantes para o negócios.
Dentre essas tecnologias destacam-se:
- Integração da cadeia produtiva, possibilitando uma maior visibilidade dos fornecedores de matéria-prima;
- Manufatura aditiva para a fabricação rápida de itens, como peças de equipamentos, dispositivos e ferramentas para robôs ou até mesmo de matéria-prima, para suprir as necessidades da empresa diante das dificuldades em se encontrar fornecedores;
- Soluções para rastreabilidade total dos processos e disponibilização de dados em nuvem para monitoramento e controle em tempo real;
- Tecnologias como data analytics, digital twin e machine learning para prever cenários futuros, otimizar e replanejar a produção e, assim, possibilitar a tomada rápida de decisões;
- Uso da robótica para permitir processos produtivos mais autônomos e que possam ser gerenciados remotamente.
>>> Leia mais: Simulação de Processos Produtivos: conheça a ferramenta
Conclusão
A pandemia de Covid-19 promoveu a percepção da importância da indústria 4.0 e da modernização industrial em diferentes setores, levando empresas a um estado de maturidade mais elevado. Embora, no passado, muitos negócios sempre tenham buscado adotar soluções digitais, a pandemia trouxe um forte incentivo para a migração para o mundo online, onde processos de trabalho digitais e automatizados não são mais um objetivo, mas requisitos para sobreviver à nova realidade social e mercadológica.
A modernização industrial vai fornecer às empresas a capacidade de lidar com informações em tempo real, tornando o processo de tomada de decisão mais dinâmico e proativo, preparando-as para lidar com as rápidas mudanças que o mundo atravessa.
Por isso, empresas que não começaram ou ainda se encontram nas fases iniciais de transição para a indústria 4.0 certamente vão enfrentar desafios ainda maiores. Por outro lado, empresas preparadas, com processos ágeis bem estabelecidos, conseguirão enxergar oportunidades de escalar seus negócios e se adequar às novas demandas.Ficou interessado no assunto? Então entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo a entrar nesse novo patamar. Para mais informações, acompanhe as novidades no blog da Certi e siga-nos em nossas redes sociais!