• pt-br
+55 (48) 3239-2000
comercial@certi.org.br
  • pt-br

Como usar blockchain fora do segmento financeiro

COMPARTILHE ESSE POST:

Depois de tanto ouvir falar em blockchain, você finalmente compreendeu o que é essa tecnologia que promete revolucionar o mercado. Aí surgiram dúvidas sobre como usar blockchain fora o segmento financeiro. Será que é possível surfar essa onda, mesmo atuando em outros segmentos de mercado? A resposta é sim!

Para ajudar você a gerar insights e a identificar oportunidades listamos alguns exemplos de como usar blockchain em outros segmentos, que não o financeiro. Embora seja uma novidade no mundo dos negócios, a tecnologia blockchain pode provocar uma revolução. Isso transformaria a forma como trabalhamos, vivemos e até como nos relacionamos com outras pessoas.

Leia também: Saiba como usar a tecnologia blockchain para empresas

Blockchain: como usar a tecnologia em outros setores?

Energia

O setor de energia já está usando blockchain e seu potencial tanto na produção, quanto no consumo. Com o uso dessa tecnologia é possível rastrear e assegurar a procedência da energia renovável. Na Espanha um projeto utiliza smart contracts para registrar a energia produzida em alguns parques eólicos, desde a produção até o consumo final. É um exemplo do uso de blockchain para garantir a energia limpa.

Nova York também já usa blockchain para comercializar energia entre vizinhos. A experiência, realizada no Brooklyn, deu mais autonomia aos moradores, que não dependem mais da rede distribuição elétrica. Com o uso de painéis solares eles geram a própria energia e ainda comercializam o excedente com outros moradores, sem a necessidade de intermediários.

O Brasil também está buscando meios de como usar blockchain no setor de energia. Uma concessionária de energia já está usando blockchain para medir e registrar a geração e o consumo de energia. Um dos grandes diferenciais é a garantia de que a medição não pode ser alterada. Além disso, o uso de blockchain assegura a escalabilidade e sustentabilidade do setor energético.

Saúde

A soluções de blockchain possuem um alto potencial para criar uma revolução no segmento de saúde. Já reparou que neste setor circula uma infinidade de informações, mas o mesmo detém um grande déficit quando falamos de processo eficiente de gestão? Os pacientes não têm um histórico médico único e os dados ficam espalhados por vários lugares (laboratórios, clínicas e médicos). Isso dificulta o acesso às informações, o cruzamento de dados e análises de saúde.

A tecnologia blockchain permite unificar tais registros visando segurança e garantia de que não serão modificados. Hoje é provável que você não saiba se já tomou uma vacina contra o tétano, mas se o registro fosse único bastaria acessar o seu prontuário em blockchain.

Outro exemplo de uso da tecnologia no setor é para a indústria farmacêutica. Essa tecnologia inovadora tem potencial para identificar, autenticar e rastrear medicamentos. Com isso, caso o lote de um medicamento apresente problemas, você tem a garantia de saber exatamente para onde foram distribuídos.

Setor Público

A tecnologia blockchain tem algumas características que vão ao encontro das necessidades da esfera pública. Afinal, blockchain é transparente, seguro, rastreável e imutável. Além disso, as transações são ágeis e livres de burocracia, o que pode aumentar a eficiência do setor.

Diversos países já começaram a usar blockchain. Um exemplo é a Geórgia, que fica na Europa Oriental e usa a tecnologia blockchain para realizar transações imobiliárias. Os proprietários de terras ou imóveis fazem o registro de seus bens via blockchain e isso é suficiente para provar a propriedade.

A cidade de Dubai, nos Emirados Árabes pretende se tornar o primeiro governo do mundo a realizar todas as suas transações usando blockchain. Isso inclui o pagamento de impostos, renovação de licenças e solicitações de vistos.

O Estado da Virgínia Ocidental, nos Estados Unidos, usou blockchain nas últimas eleições.

Esses são apenas alguns exemplos de uso da tecnologia.como usar blockchain. Além destes, existem vários outros que vão desde a gestão de impostos – como IPVA e IPTU – até o registro de empresas.

Indústria Automobilística

Você acha que perde muito tempo pagando o estacionamento do shopping ou na fila do pedágio? Esses problemas também podem ser resolvidos com blockchain!

Por meio de contratos inteligentes o seu carro poderia fazer essas transações de forma automática. Ou seja, a tecnologia é uma alternativa para que seu carro se comunique com o ambiente sem a necessidade da interferência humana.

Indústria Alimentícia

Já parou pra pensar de onde vem o seu alimento? Atualmente o rastreamento de alimentos é um processo lento e pouco transparente para o consumidor. Entretanto, isso já começou a mudar. Algumas redes de varejo, como o Walmart já estão usando blockchain para o rastreamento dos vegetais que chegam às gôndolas de suas lojas.

Na prática funciona assim: os fornecedores inserem informações sobre os produtos na blockchain da empresa. Quem faz parte dessa cadeia de suprimentos consegue visualizar informações como quais produtos estão a caminho, de onde estão vindo e quem os enviou.

Essa medida favorece muito a segurança alimentar e aumenta a confiança entre fornecedores e consumidores. Um exemplo é o caso de alimentos orgânicos, com todas as informações disponíveis fica mais fácil saber o origem do alimento que você vai colocar à mesa.

Vale ressaltar que o uso de blockchain também favorece o controle de epidemias. Recentemente os Estados Unidos enfrentou um surto de salmonela, proveniente de carne de frango contaminada. Para sanar o problema foi necessário rastrear o produto e identificar sua origem, um processo muito ágil se feito via blockchain.

Setor Jurídico

A área jurídica também pode se beneficiar com o uso de tecnologia.. Já existem serviços especializados na marcação de horas e data da expedição de documentos. Essa medida simples pode garantir a propriedade intelectual e até servir como prova para a justiça.

Essa mesma prática também pode ser aplicada a imagens e vídeos. Com isso, caso seja necessário é possível usar essas informações para ser inocentado de alguma acusação. E, não estamos falando de imagens de câmeras de segurança. É possível criar uma chave com data e horário para identificar uma gravação feita por você e a partir da transferência para blockchain esse registro se torna incontestável.

Como você percebeu as possibilidades são muitas, inclusive em várias outras áreas de atuação. Já existem escolas emitindo certificados e diplomas via blockchain. Isso facilita que as empresas verifiquem a autenticidade dos documentos e combata a disseminação de diplomas falsos.

A tecnologia blockchain já começou a revolucionar vários segmentos. Além dos que citamos tem vários outros, como o mundo das artes, varejo, ramo imobiliário e de seguradoras, etc. Portanto, se você também quer saber como usar blockchain para melhorar a operação ou os serviços da sua empresa, a recomendação é buscar o auxílio de especialistas em tecnologia e estratégias de negócios.

Com o auxílio de uma empresa ou profissionais especializados será mais fácil estudar as tendências e relacionar com o seu negócio. Antes de colocar a mão na massa também é interessante nivelar o conhecimento tecnológico das equipes, para que a geração de ideias já comece mais alinhada com o propósito da sua empresa.

Se você ainda tem dúvidas sobre como usar a tecnologia blockchain para empresas, deixe seu comentário ou nos envie um e-mail. Estamos produzindo uma série de conteúdos sobre este assunto e a sua dúvida pode ser respondida num próximo artigo.

COMPARTILHE ESSE POST: