• pt-br
+55 (48) 3239-2000
comercial@certi.org.br
  • pt-br

Consultoria Blockchain: por que contratar especialistas para validar oportunidades?

COMPARTILHE ESSE POST:

O fato de a tecnologia blockchain ser imutável, rastreável e trazer mais segurança e transparência às transações tem atraído cada vez mais empresas. Porém, na hora de colocar a mão na massa, surgem diversas dúvidas e dificuldades. Para não perder tempo, nem dinheiro a recomendação é contratar uma consultoria em blockchain. Com isso, a sua empresa conseguirá explorar melhor essa solução com alto poder disruptivo.

Leia também: Saiba como usar a tecnologia blockchain para empresas

Por que contratar uma consultoria em blockchain?

Uma das principais vantagens de recorrer a uma consultoria de blockchain é contar com a expertise de especialistas. Com o auxílio de profissionais que já trabalharam com diferentes cenários, será mais fácil aplicar as metodologias certas para encontrar a solução mais adequada ao seu negócio e testá-la.

Outro diferencial que você deve buscar no momento de escolher uma consultoria em blockchain é que os especialistas tenham conhecimento em tecnologia e estratégia de negócio. Isso faz toda a diferença porque, além de entender de blockchain, os profissionais também vão considerar as características da sua organização, do seu segmento de atuação e até do modelo de negócio em si.

Contar com a ajuda de especialistas também tem o benefício de que a sua empresa poderá desenvolver um projeto de blockchain mais efetivo, em menos tempo e sem a necessidade de investimentos desnecessários. Resumindo, uma solução que a sua organização levaria meses para desenvolver sozinha pode ficar pronta em poucas semanas com a ajuda da consultoria especializada.

Saiba mais: Como usar blockchain fora do segmento financeiro

Entenda as vantagens de contar com o auxílio de especialistas

Definição de estratégia

Depois de analisar as oportunidades, a etapa seguinte é definir estratégias. Com o auxílio de uma consultoria em blockchain é mais fácil escolher possíveis cenários para o uso da tecnologia. Além disso, os especialistas utilizam uma série de ferramentas e metodologias que facilitam essa decisão. Com isso, o processo se torna mais ágil e eficiente.

Conhecimento técnico

A consultoria especializada em blockchain possui conhecimento técnico para identificar e planejar aplicações adequadas ao ritmo de evolução da tecnologia. Isso sem falar na experiência prática de trabalhar com diferentes cenários e já ter realizados outros projetos de blockchain.

Experimento Funcional

Conforme o projeto de blockchain avança surge a necessidade de elaborar um protótipo e realizar testes funcionais. Ter o auxílio de uma consultoria em blockchain é imprescindível para validar o experimento. Para alcançar resultados mais realistas essa etapa deve ser feita num ambiente real. Muitos dos projetos que não têm o auxílio de especialistas são interrompidos ou fracassam nesta etapa, justamente pela falta de conhecimento especializado.

Como escolher uma consultoria de blockchain

Atualmente existem diversas consultorias em blockchain disponíveis no mercado. Prefira um parceiro já consolidado e com credibilidade. Um aspecto bem relevante que você deve avaliar neste momento é a independência da empresa. Evite fornecedores que prestam a consultoria e em paralelo vendem uma ferramenta para aplicação do projeto. Isso pode deixar a sua organização “presa” a uma aplicação que não deseja usar. Quanto mais isenta for a empresa, maior a sua liberdade de escolha, ao término da consultoria.

Um exemplo de consultoria que trabalha nestes moldes é a Blockchain Explorer, da Fundação CERTI. A equipe trabalha com ferramentas open source, que têm o código aberto e utilização livre. A consultoria conta com profissionais altamente qualificados, que vão até a sua empresa para desenvolver todas as etapas do processo. Depois de finalizados os testes funcionais, os especialistas apresentam uma análise do processo, com recomendações para dar ou não continuidade ao projeto de blockchain.

Veja também: Como implementar um projeto de Blockchain com segurança na sua empresa

COMPARTILHE ESSE POST: