• pt-br
+55 (48) 3239-2000
comercial@certi.org.br
  • pt-br

Como implementar na sua empresa um projeto de blockchain com segurança

COMPARTILHE ESSE POST:

Você acredita que blockchain tem um alto potencial disruptivo, mas não sabe como implementar a tecnologia na sua empresa? Neste post vamos abordar a relação entre blockchain e segurança no desenvolvimento e implementação de soluções. Afinal, é imprescindível identificar oportunidades sem colocar em risco a credibilidade das transações da sua organização.

Quais as dificuldades de usar blockchain com segurança?

Quando as empresas percebem que é possível usar blockchain fora do segmento financeiro, muitas organizações ficam animadas. Mas, juntamente com o interesse de criar um projeto para explorar essa tecnologia surgem também alguns questionamentos:

  • Vamos colocar em risco a segurança dos dados da empresa?
  • Precisaremos investir muito para criar um projeto usando blockchain?
  • Como testar as possibilidades que se aplicam ao meu negócio?
  • Quais ferramentas precisaremos usar?
  • E, se os testes não funcionarem?

São dúvidas que fazem total sentido, afinal você vai testar algo novo que ainda não conhece. Muitas empresas acabam perdendo dinheiro, por investir mais do que o necessário para validar hipóteses. Enquanto outras, colocam em risco a segurança dos dados, por falta de conhecimento das operações e funcionamento dos smart contracts.

Portanto, a principal recomendação para as empresas que desejam usar blockchain com segurança é buscar o auxílio de especialistas em tecnologia e estratégia de negócios. Com isso, a sua empresa poderá criar projetos mais efetivos, em menos tempo e sem investimentos desnecessários.

Segurança: como implementar a tecnologia blockchain sem correr riscos?

A recomendação é utilizar algumas metodologias, que podem auxiliar desde o levantamento de soluções, até a prova de conceito. Por isso, quando a empresa recorre ao auxílio de especialistas, que já conhecem diversos cenários fica mais fácil desenvolver um projeto de blockchain com segurança.

Antes de começar qualquer projeto novo é imprescindível reunir o conhecimento necessário para o desenvolvimento e implantação. Com blockchain não é diferente, principalmente quando a empresa deseja permitir discussões sobre o assunto e gerar ideias coletivamente. Listamos abaixo alguns passos essenciais para implementar a tecnologia blockchain com segurança e eficiência:

Modelo de negócio

Para explorar as possibilidades da tecnologia blockchain para o negócio da sua empresa é importante ter uma visão geral do seu modelo de negócio. Essas informações irão orientar o levantamento de possibilidades de uso da tecnologia. Então, para deixar todo mundo na mesma página, vale a pena organizar workshops e outras ações para o nivelamento dos colaboradores.

Oportunidades

Depois de conhecer bem o seu negócio, estudar as tendências e fazer um levantamento de soluções é o momento de identificar oportunidades de uso. Crie um espaço para ideação e procure traçar análises comparativas entre as soluções. Neste momento é muito importante contar com o auxílio de recursos metodológicos para priorizar os critérios mais importantes para a sua empresa. Isso facilita encontrar a alternativa ideal para o seu negócio.

Escolha do modelo blockchain

Existem vários modelos para a implantação da tecnologia blockchain com segurança. Aqui estamos apresentando apenas alguns passos básicos. Depois de analisar o modelo de negócios da sua empresa e avaliar as oportunidades, você já terá diversos elementos para orientar a escolha do melhor modelo blockchain. Além de priorizar a segurança das transações, considere também o potencial do retorno sobre o investimento.

Testes funcionais

Por fim, depois de tanta análise é o momento de testar uma das oportunidades escolhidas. Para isso, é fundamental fazer uma prototipação e realizar testes em ambientes reais. Vale sempre ressaltar os cuidados com a segurança das informações. Sempre que tiver alguma dúvida recorra ao auxílio de especialistas. Depois de feitos os testes e avaliar os resultados, faça os ajustes e comece a rodar o projeto de blockchain com segurança.

Dica de Especialista: se o teste realizado não deu o resultado esperado, recomece o processo. Não faz sentido algum investir em algo que não é útil e não é escalável. Lembre-se disso!

A implantação de blockchain com segurança, eficiência e sem desperdício de investimento não é uma tarefa tão simples. Afinal, requer um certo conhecimento sobre a tecnologia e estratégias de negócios, para garantir um processo seguro, eficiente e ágil. Portanto, se ainda existe alguma dúvida ou insegurança, é indispensável recorrer ao auxílio de especialistas.

A Fundação CERTI tem um projeto específico sobre blockchain, com profissionais altamente qualificados, que podem ir até a sua empresa auxiliar na implantação de um projeto piloto. Se quiser saber mais sobre nossa experiência e áreas de atuação, entre em contato conosco.

COMPARTILHE ESSE POST: