Pesquisar

Ebook:  Como será a empresa de confecção do futuro?

Compartilhe esse post:

A indústria 4.0: o que é e porque ela é tão importante

A indústria 4.0 é caracterizada pela integração de diversas tecnologias capazes de controlar a cadeia produtiva e de logística de forma automatizada.

Com a possibilidade de fazer análise, compartilhamento e armazenagem de grande volume de dados em tempo real a Indústria 4.0 visa tornar diferentes fábricas e até mesmo empresas de confecção mais eficientes, flexíveis e conectadas, utilizando tecnologias como: Big Data; Inteligência Artificial (IA); Internet das Coisas (IoT); Sistemas Ciber Físicos e Biologia Sintética. 

A Indústria 4.0 traz ganhos para a produtividade tornando as indústrias mais ágeis capazes de contribuir para a redução de custos, aumento da qualidade dos produtos e maior flexibilidade na produção e consequentemente aumenta sua competitividade.

É possível aplicar a indústria 4.0 nas empresas de confecção?

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) o Brasil é a maior cadeia têxtil completa do ocidente, que inclui desde empresas produtoras de fibras até empresas de confecções. No entanto, ao mesmo tempo, as indústrias têxteis são consideradas indústrias com baixo investimento em tecnologia.
A boa notícia é que, são inúmeras as tendências para as empresas de confecção do futuro. Com as tecnologias da indústria 4.0 é possível ter soluções e oportunidades de negócio significativas para a indústria têxtil. 

Através dos sistemas autônomos e inteligentes, é possível ter modelos de gestão mais eficientes, reduzir desperdícios decorrentes de falhas na produção, tomar decisões mais assertivas, atender demandas em tempo real, entre outros. 

O LabFaber como aliado

A CERTI, tem como uma de suas competências a indústria 4.0 e trabalha dentro do seu laboratório-fábrica (LabFaber) oferecendo soluções customizadas, flexíveis e automatizadas replicáveis em qualquer ambiente fabril.

Totalmente pensado para projetos industriais, no LabFaber conseguimos implementar e validar tecnologias da indústria 4.0. Para uma empresa de confecção do futuro, por exemplo, é possível testar e emular com detalhes uma instalação fabril real, monitorando-a para produzir melhorias na operação.

Saiba mais como a Indústria 4.0 está redefinindo a indústria têxtil acessando o eBook  “Como será a empresa de confecção do futuro?” e descubra como preparar sua empresa para o futuro. 

Compartilhe esse post: