Pesquisar

Instituição associada à EMBRAPII: quais são as vantagens de procurar uma?

Compartilhe esse post:

Sabemos que uma das principais barreiras para a inovação é a falta de recursos das empresas. Já falamos aqui no blog sobre como acessar incentivos fiscais via lei de informática e também sobre as modalidades de incentivo que, por meio de financiamentos, reembolsáveis ou não, estimulam empresas a melhorar continuamente seus produtos e processos. Hoje, falaremos sobre as vantagens de contratar uma instituição de ciência, tecnologia e inovação (ICTI) credenciada como Unidade EMBRAPII, como é o caso da Fundação CERTI.

Empresa + unidade EMBRAPII: como funciona essa parceria?

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) é uma instituição gestora que induz a cooperação entre empresas e as ICTIs públicas e/ou privadas credenciadas,  tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas por meio de recursos disponibilizados para as unidades credenciadas, pretende estimular o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a competitividade das empresas, tanto no mercado interno como no mercado internacional.

Cada uma das Unidades EMBRAPII foi escolhida a partir de um foco tecnológico, de sua capacidade técnica, do histórico de projetos executados com empresas e da infraestrutura laboratorial de ponta disponível. No caso da Unidade CERTI, por exemplo, a área de atuação selecionada foi a de Sistemas Inteligentes.

Uma vantagem muito importante do modelo de operação EMBRAPII é a agilidade e flexibilidade na contratação e execução dos projetos, que possibilitam um fluxo contínuo para contratação de projetos com uma de suas Unidades, sem a necessidade de ter que submeter o projeto para avaliação prévia.

Recurso não reembolsável

Um grande atrativo para a parceria empresa e Unidade EMBRAPII é a disponibilidade dos recursos financeiros de subvenção para a execução de projetos de inovação. Estes recursos financiam até ⅓ do valor global do projeto contratado com os institutos, o que, muitas vezes, é o incentivo que falta para que as empresas tomem a decisão de inovar.

Inovação Aberta

As Unidades EMBRAPII são instituições com características muito próprias, algumas de caráter público, ligadas a institutos públicos, laboratórios de universidades ou institutos federais, e outras de caráter privado sem fins lucrativos, a exemplo da CERTI. Mas necessariamente, cada instituto traz na sua bagagem a experiência em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Ao propor a cooperação entre empresas demandantes por soluções tecnológicas e suas unidades credenciadas, a EMBRAPII estimula, de forma muito intensa, a realização da inovação aberta.

Atuação da CERTI em Sistemas Inteligentes

A CERTI teve seu credenciamento aprovado para atuar em sistemas inteligentes para inovação em produtos e processos produtivos.  Esta definição abrange o desenvolvimento de soluções tecnológicas que, na sua concepção, podem contemplar  sistemas especialistas, conectividade, software embarcado, interface homem-máquina, hardware eletrônico, sensores e atuadores e, partes complementares dos equipamentos e dispositivos.

No processo de inovação, a CERTI pode contribuir com um conjunto bastante amplo de atividades que iniciam com a análise de mercado, elaboração de estudos de viabilidade técnica e econômica, concepção, desenvolvimento de protótipos e do produto (design, mecânica e eletrônica, hardware, firmware e software), instrumentação e controle, além da realização de ensaios e testes necessários para a inovação chegar no mercado com sucesso. Estas competências são complementadas pela abordagem específica sobre o processo produtivo para aumento da competitividade, com a introdução de soluções em manufatura 4.0, garantia da qualidade, desenvolvimento da cadeia de fornecedores, entregando ao cliente um produto pronto para ser certificado e inserido no mercado, além de um processo de produção mais competitivo.

Poucas são as empresas que podem manter em seu quadro de colaboradores uma equipe multidisciplinar especializada para atender as necessidades de inovação e na frequência com que são realizadas. Pelo fato da inovação ser a natureza, a essência da CERTI, esta condição também é um diferencial e pode ser considerado um aspecto muito positivo do processo de inovação aberta.

Veja mais detalhes em https://certi.org.br/pt/acerti-unidade-embrapii

Minha empresa pode ter um projeto com apoio da EMBRAPII?

O primeiro aspecto a ser observado é a elegibilidade da empresa que deseja contratar a CERTI como Unidade EMBRAPII para executar um projeto de PD&I. São elegíveis todas as empresas brasileiras que possuem a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) 5 a 33, 62.01-5 e 62.03-1.  Estão neste grupo todas as indústrias que têm na sua atividade a fabricação e empresas de desenvolvimento de programas de computador sob encomenda ou de desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis.

O segundo aspecto a ser considerado é o enquadramento da solução a ser desenvolvida em sistemas inteligentes, com aplicação em produto ou processo de manufatura.  Esta solução pode ser composta de parte ou de todos os elementos descritos anteriormente.

Como posso contratar um projeto de PD&I?

Em geral, o cliente chega com uma ideia, dor ou oportunidade, e o projeto pode estar em fase inicial ou já mais avançado de desenvolvimento. Os especialistas da CERTI realizam a primeira etapa, chamada caracterização de demanda. Em seguida, elabora-se um plano de trabalho detalhado para atingir os objetivos do projeto, com o respectivo orçamento. Aspectos de propriedade intelectual também são avaliados, para então concluir o processo de contratação e finalmente partir para a execução do projeto.

O projeto pode ser contratado por etapas. É importante também compreender que a EMBRAPII financia projetos cujos resultados – ou entregas devem pertencer aos níveis de maturidade tecnológica (TRL -Technology Readiness Level) de 3 a 6, envolvendo prova de conceito, validação de tecnologias em ambiente de laboratório, validação de tecnologias em ambiente relevante ou demonstração de tecnologia, modelo, sistema/subsistema em escala de produção. Com tal caracterização, os projetos EMBRAPII situam-se na etapa pré-competitiva do esforço de inovação, envolvendo maior risco tecnológico.

Como a Propriedade Intelectual é considerada no contexto EMBRAPII?

A propriedade intelectual envolve questões relacionadas à valoração, à negociação e à gestão de direitos sobre as tecnologias geradas na execução do projeto. A EMBRAPII permite que as condições de exploração comercial, licenciamento e obrigações de sigilo, possam ser negociadas exclusivamente pelas partes envolvidas, sem a participação da EMBRAPII.

A PI é analisada caso a caso, considerando a anterioridade de cada parte; a CERTI tem praticado um modelo bastante flexível que vem atendendo às expectativas das empresas parceiras nos projetos que têm executado. A EMBRAPII tem estimulado a proteção da PI, cujas condições comerciais são firmadas em instrumento contratual assinado pelas partes.

Você ficou interessado e deseja saber como a CERTI pode se tornar um parceiro tecnológico como Unidade EMBRAPII para apoiar a inovação da sua empresa? Então entre em contato conosco!

Compartilhe esse post: