Os pilares tecnológicos que moldam a manufatura avançada — como a robótica, inteligência artificial, simulação digital, análise de dados, segurança cibernética e internet das coisas — contribuem para a otimização de processos industriais e são o caminho para tornar o setor mais competitivo e rentável.
Entre eles, a simulação de digital é destaque quando o objetivo é a melhoria de processos fabris. Isso porque essa tecnologia permite o monitoramento de forma pontual de cada etapa produtiva, o que resulta em uma linha de produção funcionalmente sustentável, controlada e com economia dos recursos.
A adoção de simuladores digitais permite a projeção de cenários, a coleta e interpretação de dados para que os gestores possam usufruir das informações na tomada de decisão.
O incremento dessas estratégias no contexto da manufatura avançada, a partir de pesquisas aplicadas e desenvolvimento de metodologias tecnológicas que atuam no fomento da infraestrutura, são gatilhos para que as empresas avancem no investimento em inovação.
O fomento desse cenário pode contribuir para a mudança sistemática do contexto tecnológico brasileiro quanto à indústria 4.0 e seus pilares fundamentais.
Leia também: O que falta para o desenvolvimento da indústria 4.0 no Brasil?
Neste post, entenda como as indústrias engajadas no desenvolvimento da sua base tecnológica podem se tornar mais competitivas em seus nichos de atuação, a partir dos conceitos e das práticas de otimização de processos.
Otimização dos processos na indústria: por que utilizar simulação digital?
O uso de simuladores digitais para reproduzir processos industriais em ambientes virtuais representa um pilar importante na escalada de competitividade da indústria brasileira, com a possibilidade real de dinamização dos recursos materiais, técnicos, intelectuais e financeiros.
Além de promover a mudança cultural que envolve a transformação digital, essa metodologia colabora para a minimização dos erros de planejamento de projetos, diminuindo o tempo necessário para fazer mudanças na linha de produção e no layout fabril.
Por meio de modelos virtuais, testes com baixo custo podem ser implementados sem que haja necessidade de paralisação da produção, mantendo a linha de montagem em operação enquanto o rearranjo fabril e a reorganização de maquinário é implementada. A produção se torna mais precisa e a agilidade nos processos de simulação permite que a indústria crie novos produtos.
Além disso, por contarem com mecanismos de inteligência artificial integrados, os softwares de simulação digital são capazes de aprender com eventuais erros e tornar os resultados cada vez mais adequados às expectativas.
Vantagens da otimização de processos industriais
A utilização das tecnologias digitais é fundamental para o setor industrial.
Os principais benefícios são:
- Redução de custos operacionais;
- Teste e avaliação de diferentes cenários com baixo risco;
- Agilidade nos processos e aumento da produtividade;
- Maximização de resultados (micro e macro processos);
- Proposição de melhorias de layout e programação da linha.
Para aprofundar nessas questões, é importante destacar as razões pelas quais as indústrias devem investir na otimização de processos utilizando da simulação digital para potencializar suas vantagens. Entenda cada uma delas:
- Possibilidade de testar mudanças na linha de produção sem custos, utilizando o simulador para emular o processo real.
- Capacidade de visualizar virtualmente potenciais problemas antes do início do processo produtivo, e propor soluções que podem impactar o desempenho da linha em sua versão real.
- Aumento da produtividade a partir da melhora do desempenho, bem como a redução de investimentos na ampliação das instalações.
- Visão detalhada da produção e do layout fabril, permitindo a proposição de diferentes cenários, como a ausência de colaboradores e manutenção de equipamentos, possibilitando a tomada de ações preventivas em relação a adversidades.
- Aumento da previsibilidade dos processos que dependem de performance. Utilizando um simulador, é possível lidar com cronogramas mais realistas, inventários mais organizados e redução do tempo de processamento e entrega para o cliente.
Casos de sucesso: como a CERTI ajudou suas empresas parceiras
A trajetória das indústrias com a migração tecnológica dentro das fábricas é marcada por parcerias na implementação de projetos com simuladores digitais.
A metodologia desenvolvida pelas equipes de engenharia da CERTI vem sendo aplicada de forma consistente e em segmentos variados da indústria.
Em projeto realizado para o segmento da indústria de eletrodomésticos, por exemplo, o desafio era desenvolver um modelo digital capaz de simular o impacto nos processos de logística interna atuais após a implantação do novo sistema de armazenamento automático de materiais. A solução contou também com 80 parâmetros de entrada de modo a reproduzir com precisão o comportamento logístico real fabril, permitindo avaliar em um período curto de tempo a condição ótima de operação e controle de insumos.
Em outra demanda, voltada à indústria de óleo e gás, foi desenvolvido um ambiente de simulação para a rastreabilidade dos processos da linha de fabricação de tubulações, de forma a reduzir a incidência de erros durante a etapa posterior de montagem em campo. Esta aplicação garantiu o alinhamento de toda a cadeia produtiva com os projetos, bem como a visualização detalhada das operações e suas variáveis no ambiente fabril, gerando menos retrabalhos e atrasos nas obras.
Além disso, dentro do ambiente LabFaber, a CERTI realizou a digitalização da própria planta fabril, com o auxílio de realidade virtual, para otimizar e validar o layout das novas instalações de produção. O modelo virtual continua em plena utilização para a melhoria constante de sua linha de produção.
Conte com a CERTI para otimizar seus processos
A otimização de processos industriais reflete em ganhos de eficiência produtiva que correspondem ao avanço da transformação digital em diferentes segmentos da indústria. Essa metodologia pode contribuir para a redução de gastos industriais e com menores impactos.
A união de parceiros que investem na pavimentação desse caminho de planejamento e inclusão da inovação digital na indústria é fundamental. A Fundação CERTI auxilia os seus parceiros a serem mais competitivos ao explorar conceitos e tecnologias de reprodução digital para o desenvolvimento de processos.
Na construção desse caminho, entenda como o LabFaber, laboratório-fábrica da Fundação CERTI, proporciona um ambiente ideal para a implementação dos simuladores de produção, oferecendo a solução para empresas dos mais variados segmentos industriais. Baixe agora o case: LabFaber: Plataforma de desenvolvimento, domínio, prática e difusão das tecnologias centrais da indústria 4.0