Pesquisar

LabFaber: solução para simulação de processos industriais

simulacao-de-processos-industriais

Compartilhe esse post:

A simulação de processos industriais é uma das soluções em expansão na Indústria 4.0 e foi apontada como uma das 10 principais tendências tecnológicas para esse setor em 2022.

Na esteira que fomenta o caminho para a utilização de simuladores digitais como vantagem competitiva na otimização de processos em todas as etapas da produção, a CERTI coloca à serviço do mercado sua expertise tecnológica por meio do LabFaber, que atua como uma plataforma de desenvolvimento, domínio, prática e difusão das tecnologias centrais de inovação industrial.

Considerado o primeiro laboratório-fábrica do país, ele conta com instalações inteligentes capazes de integrar sistemas ciberfísicos para reproduzir modelos de plantas virtuais, a partir da simulação da instalação fabril.

Essas cópias digitais permitem ao setor industrial o planejamento preventivo e sistemático de cenários com a previsibilidade dos impactos da experimentação virtual, capacitando gestores a preverem efeitos das diversas alterações possíveis na linha de montagem das indústrias e do layout da planta fabril.

Neste post, entenda os recursos que o LabFaber coloca à disposição da transformação digital da indústria e as vantagens da implementação de soluções intensivas em tecnologia. 

Simulação de processos industriais: mais competitividade para sua empresa

Dentro desse contexto de constante aprimoramento científico e tecnológico em que o LabFaber está inserido, o desenvolvimento de desenhos industriais planejados a partir da simulação de processos produtivos é capaz de evitar o desperdício de recursos fabris. 

Eles têm sido utilizados em indústrias de diversas áreas para otimizar resultados dos projetos e avançar em termos de competitividade.

A partir de softwares de simulação, qualquer processo produtivo pode ser reproduzido em ambiente virtual. Essa ferramenta torna viável a criação de cenários e a projeção de impacto ao longo da implantação de soluções estratégicas no contexto da Indústria 4.0, aumentando o potencial competitivo ao antever os problemas e vantagens apresentados em uma determinada cadeia produtiva.

Com a criação de plantas industriais detalhadas de forma segura, ágil e eficiente, além de oferecer suporte a várias interfaces de integração de dados, a simulação em ambiente virtual é capaz de maximizar resultados de micro e macro processos dentro das indústrias. 

O LabFaber fornece diversas vantagens competitivas para as indústrias que o utilizam como solução para simulação de processos industriais. Confira algumas delas a seguir: 

  • Otimização de recursos: quando simulamos um processo produtivo, é possível conhecer o orçamento necessário para implementar um projeto de antemão. Assim, somente iniciativas que geram resultados efetivos são postas em prática.
  • Aumento da produtividade: o uso de um simulador digital torna a indústria ciente dos potenciais riscos e a faz capaz de minimizar falhas e desperdício de recursos. O que torna os processos mais produtivos, possibilitando o estabelecimento de novas metas.
  • Redução de interrupções: é possível simular com exatidão a performance e a capacidade de rendimento da linha de produção, detectando quando ocorrem interrupções e evitando-as no processo real.
  • Planejamento a longo prazo: permite visualizar consequências e resultados da condução de um processo de produção, viabilizando o planejamento real de ações futuras.
  • Inovação inteligente: por dar a exata noção das possibilidades de rendimento e retorno daquilo que é testado, a simulação digital viabiliza o aprimoramento de produtos sem a necessidade de testes de mercado.
  • Automatização de ações: permite que o gestor identifique quais processos podem ser automatizados, poupando gastos com a mão de obra humana quando possível e gerando retorno efetivo ao negócio.

LabFaber e o estímulo ao desenvolvimento de processos industriais


Atenta a essa necessidade, a CERTI criou o LabFaber, a primeira plataforma de desenvolvimento, experimentação, disseminação e capacitação totalmente voltada para transformação digital da indústria. 

É uma solução que reproduz com exatidão as condições reais da operação industrial, garantindo previsibilidade e fornecendo dados de forma segura e assertiva. Os dados podem ser utilizados estrategicamente em todas as etapas da cadeia produtiva, incluindo pré e pós-produção.

Saiba mais: Conheça todos os recursos e soluções estratégicas que o LabFaber oferece 

Criado por meio de financiamento do Governo Federal, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e inaugurado no dia 22 de novembro de 2019, o LabFaber é um ambiente de excelência na digitalização da informação do chão de fábrica. A iniciativa conta com diferenciais como:

  • Domínio tecnológico de processos;
  • Desenvolvimento de soluções inovadoras em planejamento virtual da produção e custos em tempo real;
  • Sensoriamento da produção e digitalização da informação;
  • Automação inteligente de processos fabris;
  • Gestão integrada da cadeia produtiva.

O laboratório emula detalhadamente uma instalação fabril real, completamente monitorada por sensores instrumentalizados e amparados por metodologias e indicadores.

O que o LabFaber pode fazer para sua indústria? 

Ao criar uma cópia virtual para otimizar os processos industriais, o LabFaber pode fazer muito pelas indústrias:

  • Desenvolver novas unidades fabris, otimizar processos existentes, simular sistemas, analisar custos e indicadores financeiros.
  • Emular instalações fabris monitoradas por sensores e instrumentalizar para atuar como um imenso laboratório, com observação rígida de metodologias e indicadores. Com dados de entrada dos processos definidos, projeções de cenários balizam o estudo do retorno financeiro.
  • Modelar, desenvolver, experimentar, analisar, validar e otimizar soluções em automação avançada, conectividade no ambiente industrial, métodos avançados de Big Data e análise de dados de meios de produção em um ambiente de fábrica digital.
  • Criar projeto conceitual e executivo, com a definição de infraestrutura fabril necessária e os recursos humanos demandados.
  • Possibilitar a transferência de conhecimento por meio do treinamento de projetistas e técnicos a partir de tendências em hardware e software usados em máquinas de última geração.

Parceria da CERTI com a Siemens

Além dos benefícios inerentes ao uso da simulação digital, as empresas parceiras podem contar com a expertise agregada por parceiros da CERTI, como a Siemens, referência mundial em soluções digitais end-to-end para a indústria. 

Por meio de acordo assinado com um braço da Siemens, voltado para a indústria 4.0, foi possível realizar uma troca tecnológica de digitalização e treinamentos de sistemas digitais no ambiente controlado do LabFaber.

A atuação conjunta entre as duas organizações, além de permitir à CERTI o acesso a um conjunto de ferramentas de referência mundial para manufatura digital e o desenvolvimento conjunto de soluções cada vez mais competitivas de mercado, também viabiliza a antecipação de tendências tecnológicas de mercado e a validação em um ambiente real de produção.

Exemplos de simulação de processos industriais

A área de manufatura digital do LabFaber tem desenvolvido produtos e projetos a partir dos modelos virtuais aplicados de forma consistente e em segmentos variados da indústria. 

O laboratório-fábrica soma dezenas de projetos concluídos com objetivo de garantir a rastreabilidade dos processos, por meio da automação colaborativa, soluções de big-data, inteligência artificial e virtualização da produção.

Entre alguns destaques está o desenvolvimento de um projeto que inicialmente teve como foco realizar um diagnóstico das necessidades da empresa do ponto de vista de trazer tecnologias que a ajudassem a aumentar sua competitividade. 

O resultado foi a criação de um modelo completamente novo, que teve como resultados o aumento da produção em 40% e a diminuição do retrabalho em cerca de 60%. 

Este aumento de desempenho capacitou a empresa a desenvolver produtos para competir de igual para igual com os grandes players do mercado global, em alguns casos até 15% mais baratos que seus equivalentes internacionais, sem a perda de qualidade.

Em outro projeto, realizado para uma indústria de óleo e gás, foi desenvolvido um ambiente de simulação para a rastreabilidade dos processos da linha de fabricação de tubulações. O principal objetivo era reduzir a incidência de erros durante a etapa posterior de montagem em campo. Esta aplicação teve como resultados:

  • o alinhamento de toda a cadeia produtiva com os projetos;
  • a visualização detalhada das operações e suas variáveis no ambiente fabril;
  • a redução de retrabalhos e atrasos nas obras.

Seja um parceiro da CERTI  

O setor industrial necessita de apoio para entender quais ferramentas precisa utilizar a fim de obter melhorias em seus processos, ciente de que a adequação à transformação digital visa promover mais produtividade e eficiência.

No Brasil, a CERTI é o parceiro capaz de oferecer condições para que uma indústria de fato possa se tornar uma instalação inteligente. Por meio do LabFaber, ela fornece ao cliente a certeza de que a tecnologia de que ele necessita será desenvolvida em um ambiente controlado, capaz de prever variáveis diversas e customizar a solução ideal para cada situação.

Ao contar com a integração das tecnologias físicas e digitais em todas as etapas de desenvolvimento de produtos, as melhorias obtidas por meio da simulação dos processos produtivos capacita empresas para ingressarem e se manterem no novo paradigma digital da indústria. 

Entre em contato com a CERTI e saiba mais sobre os benefícios da adoção da simulação industrial dentro de um laboratório-fábrica.

Compartilhe esse post: