Pesquisar

Simulação de Processos Produtivos: o que é e qual sua importância no processo de transformação digital da indústria

simulação de processos produtivos

Compartilhe esse post:

Estamos diante de um novo e importante período no contexto das revoluções industriais. Os impactos da Indústria 4.0 e da transformação digital sobre produtividade, redução de custos e controle sobre processos produtivos estão modificando profundamente a estrutura das operações industriais. A necessidade de eficiência na indústria manufatureira passou a ser mais exigida, e para assegurar o sucesso, as corporações devem garantir a eficácia de investimentos associados a tempo, equipamentos e outras variáveis. Para tanto, é preciso lançar mão do uso de um dos principais pilares da indústria 4.0: a simulação de processos produtivos

As empresas que pretendem sobreviver e manter a competitividade nos anos vindouros terão necessariamente que adotar esta solução. A simulação de processos produtivos oferece um método eficiente para ajustar parâmetros e obter resultados que aumentem a competitividade do negócio da sua empresa. Isso é feito sem riscos, testando desde revisões até o redesenho completo de plantas e projetos. Conhecer e implementar esse conceito é um diferencial chave para as indústrias do futuro.

O que é simulação de processos produtivos?

Em linhas gerais, a simulação de processos produtivos é a representação virtual de um determinado processo por meio um modelo computacional matemático. É uma cópia fiel e dinâmica de um sistema, implementada em um ambiente livre de riscos, no qual diferentes experimentos podem ser realizados para proporcionar a análise do processo de produção. O resultado é um planejamento assertivo capaz de evitar o desperdício de recursos em uma indústria. 

Os simuladores podem integrar diversas tecnologias, tais como:

  • Softwares de simulação;
  • Internet das Coisas (IoT);
  • Cloud Computing;
  • Big Data;
  • Analytics;
  • Machine Learning.

A simulação de processos produtivos é uma ferramenta capaz de lidar com a aleatoriedade dos sistemas produtivos de maneira eficaz. Adicionando criatividade ao processo de resolução de problemas e prevendo resultados, ela possibilita aos gestores tomar decisões com base em resultados confiáveis, antes mesmo de implementá-los na prática. É algo muito útil, uma vez que as alternativas de ação podem ser prontamente testadas, determinando os efeitos das mudanças no desempenho do sistema.

Como funciona a simulação de processos produtivos?

O sistema de simulação de processos produtivos funciona por meio de um software que reproduz digitalmente os processos de manufatura de plantas industriais. Por meio de tecnologias, como a realidade virtual, a ferramenta permite projetar, configurar,validar e simular o desempenho da produção, antes de ser colocado em prática em uma fábrica real. 

Qualquer equipamento pode ser reproduzido. A diferença é que os impactos causados por quaisquer mudanças na produção simulada não serão sentidos na operação real: é a transformação digital da informação industrial em ação. 

Por meio dos dados coletados na simulação, os processos são ajustados para a máxima eficiência. Assim, elimina-se a necessidade de uma dinâmica de tentativas e erros no processo físico, melhorando a eficiência com o menor custo possível. Em outras palavras, simular processos produtivos permite avaliar o impacto das mudanças no sistema real, colaborando com a tomada de decisões e acarretando uma série de benefícios  para as organizações. 

Vantagens da adoção da simulação de processos produtivos

Com a adoção da simulação de processos produtivos é possível obter uma série de vantagens, como:

  • Otimização de recursos;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução de interrupções;
  • Possibilidade de planejamento a longo prazo;
  • Inovação inteligente; 
  • Automatização de ações;
  • Aumento da vida útil de ativos.

Para as indústrias, o uso de laboratórios-fábrica como o LabFaber, possibilita a adoção da simulação de processos produtivos em um ambiente controlado, capaz de prever variáveis diversas e customizar a solução ideal para cada situação. O LabFaber é uma iniciativa pioneira da CERTI, referência nacional e internacional no desenvolvimento, domínio, prática e difusão das tecnologias centrais da indústria 4.0. 
Desde 1984, a CERTI atua no fomento à inovação tecnológica, sendo referência em âmbito nacional e internacional por seus projetos, serviços e empreendimentos de vanguarda. Estabelecer uma parceria com a CERTI capacita seu negócio a fazer uso da simulação de processos produtivos e a ingressar e se manter, definitivamente, no novo paradigma da indústria. Entre em contato e tire suas dúvidas.

Compartilhe esse post: