Pesquisar

Como a gestão da integridade pode ajudar na redução de custos na agroindústria

reducao-de-custos-na-agroindustria

Compartilhe esse post:

A transformação digital impulsionada pela indústria 4.0 agregou aos processos produtivos uma série de tecnologias que permitem um controle muito maior das operações e alteram completamente a forma como elas são geridas. Para isso, os investimentos da indústria se voltam, principalmente, para a inteligência de dados, visando a otimização de processos produtivos.

Nesse sentido, a gestão da integridade é alicerce importante dessa transformação da indústria, promovendo não apenas um melhor gerenciamento de riscos, mas também a redução de gastos para empresas de diferentes setores, de bens de capital à agroindústria.

Redução de custos na agroindústria: qual o papel da gestão da integridade?

Para entendermos como a gestão da integridade pode beneficiar a agroindústria, é preciso compreendermos melhor esse conceito. Gestão da integridade se refere ao conjunto de metodologias utilizadas para garantir que pessoas, sistemas, processos e recursos associados à integridade estejam efetivamente em uso e executando suas funções, visando também ao uso eficiente dos recursos disponíveis.

Dessa forma, a gestão da integridade permite à agroindústria uma melhor adequação à indústria 4.0, auxiliando as empresas a otimizarem toda sua cadeia produtiva, de ponta a ponta.

Leia também: Indústria 4.0 para o agronegócio: Como a Austrália está liderando a transformação digital na agroindústria do gado de corte?

Como resultado da aplicação dessas metodologias aos seus processos, as indústrias do setor conseguem promover uma redução dos custos de manutenção e operação, além de mitigar os riscos de multas ambientais, ponto crítico para as empresas do segmento.

Outras vantagens da gestão da integridade aplicada à agroindústria são a prevenção ao lucro cessante, que está relacionado à interrupção repentina e/ou temporária das atividades, e a possibilidade de racionalização de custos para a realização de testes e inspeções.

Vale destacar, ainda, outros impactos comuns para o setor, tais como: 

  • Apoio à decisão para investimentos;
  • Confiabilidade com base estatísticas no apoio à decisão;
  • Gestão com base em riscos e tolerabilidade;
  • Otimização de intervenções com base em risco;
  • Previsibilidade de vida útil de sistemas e produtos finais.

O caminho para o controle e monitoramento de processos na agroindústria

A implementação da gestão da integridade e monitoramento na agroindústria acontece em quatro etapas. São elas:

  1. Identificar variáveis a serem medidas: avaliação dos impactos na qualidade, na redução de cursos e no aumento de produtividade. Para isso, buscam-se soluções para o desenvolvimento e automatização de ensaios de laboratório e na linha de produção, considerando os equipamentos atuais.
  2. Implantar as medições: concepção e validação de um sistema de cross-check com medições da produção para cada etapa do processo, analisando o payback e o retorno do investimento e realizando comparações entre diferentes soluções.
  3. Confiabilidade das medições x automatização: observa-se a relação de confiabilidade do monitoramento com a atuação autônoma. Além disso, devem ser realizadas análises da sensibilidade das medições com meta de reduzir a necessidade de ensaios laboratoriais e da qualidade no fim de linha. 
  4. Análise de dados: criação de gestão à vista, busca de correlação entre dados e conexão com outras bases, com uso de Business Intelligence para modelamento de tendências.

A gestão da integridade pode auxiliar a agroindústria a otimizar seus processos com vistas, principalmente, à redução de custos, sejam eles operacionais, com manutenção, resultantes de multas ou da interrupção das suas atividades.

O caminho rumo à indústria 4.0 exige mais do que apenas a adoção de novas tecnologias, demandando das empresas uma maior capacidade de gerenciamento de riscos nas instalações, equipamentos, sistemas e demais estruturas, com o objetivo de otimizar a segurança, a disponibilidade e o desempenho da indústria.

Se você tem interesse em aplicar Gestão da Integridade na sua empresa, entre em contato com nossos especialistas e entenda como a CERTI pode ajudar!

Compartilhe esse post: