Pesquisar

ESG: A entrega de valor da CERTI em projetos para a forma inovadora de fazer negócios 

ESG: A entrega de valor da CERTI em projetos para a forma inovadora de fazer negócios

Compartilhe esse post:

Nos últimos anos, a intensificação e a dos impactos socioambientais promovidos pelas atividades econômicas e a conscientização sobre sua importância geraram novas demandas globais no mundo dos negócios. Na esteira desse movimento, a agenda ESG (ambiental, social e governança) se destaca, norteando a tomada de decisão para uma atuação mais ética e sustentável. E isso se dá em todas as frentes: modelos de negócio, investimentos, projetos e ações.

Ao adotar medidas que integrem esses três princípios, as empresas reduzem impactos negativos no meio ambiente e potencializam os benefícios junto às comunidades diretamente afetadas e à sociedade como um todo. Além disso, a melhoria da governança colabora para o compliance e para a atratividade do negócio.

ESG está diretamente ligado à inovação. Não apenas pela adoção de novas tecnologias e a transformação de processos. Consiste também na mudança da cultura organizacional, de modo a criar novos modelos de negócios capazes de atender às demandas contemporâneas e criar um diferencial competitivo.

ESG: Uma abordagem inovadora para criar valor nos negócios

Um dos grandes desafios das empresas na temática ESG é unir a necessidade de melhorar processos, aumentar a produtividade e tornarem-se mais competitivas com impacto socioambiental positivo. Em outras palavras, alinhar a estratégia ESG ao core business da empresa. E isso em um cenário em que muitos setores passam por uma profunda transformação digital.

Nesse contexto, a tecnologia assume papel central. A indústria 4.0 é grande aliada para acelerar a agenda ESG. Inovações como Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e gêmeos digitais permitem às organizações obter uma quantidade inédita de dados em tempo real sobre todas as suas atividades: seja sobre o chão de fábrica ou sobre o status do negócio.

Esses dados são a base para ajustar as médias de governança e é o que nortearão as agendas voltadas para sustentabilidade e impacto social. Ou seja, de mãos dadas com o ESG, a transformação digital da indústria otimiza, embasa e aperfeiçoa a tomada de decisões.

A Fundação CERTI desenvolve projetos para ajudar empresas a gerar impacto positivo sobre a sociedade, o meio ambiente e sua governança interna. Da transição à indústria 4.0 ao auxílio na promoção da sustentabilidade empresarial, atuamos em diferentes frentes. Destacamos:

Negócios de impacto

A Plataforma Jornada Amazônia é um projeto da CERTI voltado para o incentivo ao ecossistema de inovação e empreendedorismo de impacto da bioeconomia florestal amazônica, estruturado com base em três principais programas: Gênese, Sinapse da Bioeconomia e Sinergia.

Com o objetivo maior de estruturar um pipeline qualificado de negócios de impacto na Amazônia, os programas da Jornada Amazônia fomentam o nascimento e o fortalecimento de negócios com capacidade de fornecer soluções para os desafios ESG do mercado e da indústria, a partir da inovação em produtos e infraestruturas de mercado que deem suporte às cadeias produtivas relacionadas à bioeconomia, gerando impacto socioambiental positivo de maneira direta e indireta para seus clientes.

Conheça o mecanismo da CERTI para conexão de empresas com soluções inovadoras da bioeconomia!

Energias sustentáveis

No Centro de Energia Sustentável (CES), a CERTI realiza projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação voltados para o setor energético, tratando da geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia.

Além do foco nas fontes de energia renováveis, o centro também engloba ações para geração distribuída, aumento da eficiência energética, mobilidade elétrica e redes elétricas inteligentes.

A busca por soluções sustentáveis no setor energético está intrinsecamente ligada à agenda ESG, afinal, trata-se do pilar principal para a descarbonização da economia global, uma das principais pautas do tema.

Empreendedorismo inovador

No Centro de Empreendedorismo Inovador (CEI), são desenvolvidas soluções para a promoção da inovação, seja em uma empresa ou em toda uma região. Isso é feito por meio da implementação de projetos de apoio ao empreendimento inovador, como o caso do programa Sinapse, da criação de parques tecnológicos e da aceleração de ecossistemas de inovação.

Esses tipos de iniciativa são fundamentais para estimular o processo de inovação e ampliar a competitividade de empresas e novos negócios frente ao mercado global.A CERTI atua na condução de projetos desde a concepção até implantação e operação, alinhando o desenvolvimento tecnológico à agenda ESG.

Conheça a iniciativa de valorização econômica da Floresta com Araucárias. Baixe o e-book e saiba mais sobre o projeto Araucária+, criado em uma parceria entre a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e a Fundação CERTI.

A importância do ESG na estratégia de inovação

Em um mercado  onde os diferentes atores se atentam cada vez mais aos pilares ESG, incorporá-los à estratégia do negócio se torna indispensável. Somente assim as empresas podem se manter competitivas frente a seus concorrentes e atrativas para investidores e consumidores.

Organizações que integram o ESG à sua cultura têm mais valor agregado, por entregarem além do resultado econômico, externalidades positivas ou redução de externalidades negativas. Isso aumenta seu potencial de receber  investimentos e acesso a mercados.

Como vimos, o ESG é também um importante indutor da inovação nas organizações. Diante deste contexto, atuações focadas apenas nos rendimentos financeiros passam a perder vantagem competitiva. Os resultados passam então a vir aliados ao desenvolvimento sustentável – quando não em função dele.

É importante que as empresas se mostrem atentas a esse movimento e incorporem práticas de impacto positivo nos campos social, ambiental e de governança. Junto à competitividade, é a credibilidade do negócio que está em jogo.

Marcas sustentáveis: Construindo benefícios ESG de longo prazo com a CERTI

A Fundação CERTI entende que a inovação é central para o desenvolvimento sustentável. Mais do que isso, ela é chave para o fortalecimento das empresas diante dos desafios atuais, tornando-as mais resilientes aos riscos do mercado.

A transição para uma cultura da inovação, que integre as tecnologias e princípios da indústria 4.0 e coloque os pilares do ESG no centro da tomada de decisão é desafiadora. A mudança de paradigma estratégico apresenta barreiras tecnológicas e exige soluções distintas para cada área.

A CERTI desenvolve projetos relevantes para áreas estratégicas, como transição energética, bioeconomia, indústria 4.0, transformação digital e empreendedorismo inovador. Todas essas ações são desenvolvidas com foco nas necessidades do cliente e alinhamento aos principais compromissos nacionais e internacionais, como o Acordo de Paris, a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Entre em contato conosco e veja como a CERTI pode ajudar a sua empresa!

Compartilhe esse post: