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Design de produtos: conheça o ciclo de melhoria contínua da CERTI

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A influência do design no desenvolvimento de produtos impacta na percepção de valor da marca e na sua comunicação com o público-alvo. 

A aplicabilidade do design de produto e os seus benefícios podem moldar a experiência dos usuários, ao mesmo tempo em que avança em conformidade com o core do negócio, com o posicionamento da marca e seus conceitos de branding.  

Produtos que apresentam base de especificações técnicas e robustez similares podem ser vendidos por preços diferentes. Em uma busca simples na web, é possível encontrar em cada nicho de mercado diferenças de até 100% na faixa de valores para produtos com características bem parecidas.  

Diante desse contexto, estabelecer metodologias inovadoras no desenvolvimento do design de produtos contribui para a avaliação dos critérios funcionais de cada modelo. 

Entre algumas dessas diretrizes, as mais comuns são a ergonomia, a segurança, o processo de fabricação, montagem e até suporte técnico.

Projetos inovadores que envolvem a concepção do design de produtos como pilar estratégico estão aptos a promoverem diferenciação entre modelos, agregando valor ao produto final além do âmbito estético; uma escolha adequada de materiais ou uma reorganização interna de componentes do produto pode influenciar diretamente nos custos do produto.

Dentro dessa premissa, quando reposicionar um produto no mercado é uma estratégia que envolve um ciclo de melhoria contínua, o design de produtos pode atuar como motor para gerar um melhor resultado de vendas e identificação com a marca.

Continue acompanhando este artigo para conhecer o ciclo de melhoria contínua da CERTI. 

Reposicionamento de produtos no mercado para maior competitividade

Maior eficiência, melhor funcionalidade e o aumento da competitividade podem ser as premissas para a estratégia de reposicionamento de produtos no mercado, sem que este perca a essência da marca e a relação com o usuário. 

Por meio de técnicas de revisão de design, apoiadas pela Indústria 4.0, o processo de melhoria do produto envolve a criação de uma nova roupagem visual, com o cuidado de que as características técnicas e mecânicas sejam preservadas. 

Nesse quesito, o projeto da nova identidade visual vai buscar manter as conexões eletrônicas e a disposição dos componentes internos durante a repaginação do produto, atendendo à premissa de seguir o conceito inicial da marca para público e nicho de mercado específicos. 

A metodologia de Melhoria Contínua de Produto é a estratégia escolhida pela CERTI que envolve uma série de etapas do design de produtos. 

Ciclo de melhoria contínua de produtos: como a CERTI pode atuar 

Dentro da metodologia de projetos voltada para o design de produtos, a CERTI oferece serviços que podem ser realizados de forma independente ou conjunta, a fim de otimizar o desenvolvimento de processos que envolvem o design.

Durante o ciclo, as equipes de designers, projetistas e engenheiros dividem as linhas de trabalho em cinco segmentos com a adoção de um ciclo de melhoria progressiva, que aborda diferentes aspectos dos produtos ou de uma linha de modelos sequenciais.

O principal objetivo do Ciclo de Melhoria Contínua é aumentar o valor percebido do produto com processos de gestão do design desenvolvidos, com baixo custo. 

Cada etapa envolve um conjunto de técnicas que são apoiadas por ferramentas digitais, visando maior assertividade e otimização dos processos.  Confira quais são as possibilidades de serviços oferecidos pela CERTI:

Diagnóstico estruturado

Consiste na elaboração de um diagnóstico estruturado que sinaliza a posição do produto no mercado, com base em critérios de nicho de atuação e percepção do usuário. 

O objetivo do diagnóstico é avaliar o posicionamento do produto no mercado com base em design, usabilidade, comunicação e outros aspectos semelhantes em desempenho e robustez.

Critérios de mercado também são mensurados, como o impacto do design no preço dos produtos frente ao seu nicho alvo, assim como o potencial de variação de preço, com base no valor percebido com a mudança do design e da usabilidade.

A possibilidade de realização desse diagnóstico de forma isolada das demais etapas do ciclo abre caminho para que a fase de planejamento de projetos de adequação de produtos se torne mais consistente e fundamentada em critérios condizentes com os propósitos da marca, público-alvo e mercado.

Redesign de produto 

A partir do diagnóstico estruturado, as equipes elaboram um estudo de redesign em que fatores de usabilidade, ergonomia e estética são avaliados e propostos para reformulação do produto.  

Os circuitos internos, as placas eletrônicas ou aspectos mecânicos são avaliados como no projeto original, podendo ser mantidos ou, dependendo da necessidade do cliente, podem ser identificadas alternativas de baixo custo.

Redesign de família de produtos

Uma nova identidade visual com base no valor percebido do produto e sua relação com seus consumidores pode ser igualmente aplicada a modelos subsequentes de uma marca, ou seja, uma família de produtos. 

Este serviço é direcionado a atender uma série de produtos que pertencem a uma mesma linha visual e conceitual. 

O estudo de redesign é realizado para integrantes de uma mesma família de produtos, quando o modelamento é aplicado mantendo as diretrizes estéticas e funcionais do posicionamento padrão inicial, a fim de valorizar a usabilidade de cada item da linha. 

Melhorias na engenharia de produtos

Este serviço contempla a engenharia de um produto e permite à equipe de projeto implementar um processo de gestão de desempenho técnico.

Essas melhorias relacionadas à engenharia têm como objetivo permitir a viabilidade financeira da fabricação do produto, melhorando as especificações de projeto. Assim, são analisadas peças que possam ser trocadas ou adaptadas, bem como a substituição de matérias-primas, fabricantes e fornecedores por alternativas mais adequadas para o seu negócio. 

Novas funcionalidades também podem ser implementadas, com a intenção de tornar o produto mais apto às novas necessidades da transformação digital.   

Desenvolvimento completo de produto 

O quinto eixo atua com a possibilidade de desenvolvimento completo do produto, envolvendo o design, projeto mecânico, eletrônica, software, firmware com a liberação de toda documentação técnica necessária para fabricação do produto.

As equipes de projeto realizam pesquisas de mercado para mapeamento do nicho de atuação, promovem estudos de novas arquiteturas e conceitos de produto,  fabricam os protótipos funcionais, que são posteriormente testados nos laboratórios da CERTI.

Por que investir em design de produtos?

Valorizar a experiência do usuário e considerar as suas necessidades podem ser os mais relevantes impactos do design de produtos, a partir dos requisitos de marca que abordam fatores estéticos e estratégicos, como também os critérios que destacam o produto perante sua concorrência e nicho de atuação. 

Leia também: Como projetos inovadores se transformam em produtos rentáveis?

Na prática, prezar pelo melhor aproveitamento dos recursos de um produto, por meio das suas características ergonômicas e estéticas mais atrativas, pode ser um diferencial para a decisão de compra. 

Desenvolver modelos práticos, confortáveis, acessíveis, resistentes e com custos adequados aos fins a que são destinados são os objetivos prioritários do design de produtos. 

O desenvolvimento de um layout responsivo, que atue de forma mais harmônica esteticamente, quando pensado na usabilidade, está diretamente relacionado às novas abordagens da transformação digital. 

A técnica de fabricação de peças em manufatura aditiva por sinterização seletiva a laser, processo de impressão e fabricação de componentes, que permite a utilização de um material em nylon com alta resistência a esforços, avançou em qualidade com baixo custo de produção. Ela se tornou viável para a produção industrial em pequenas séries, em alternativa aos elevados custos de fabricação por moldes de injeção.

A possibilidade de aumentar o valor percebido do produto com menores investimentos em projetos de construção de design permite elevar a competitividade e estabelecer critérios para o crescimento das vendas e, consequentemente, do lucro.  

Conheça as soluções da CERTI para cada negócio

A CERTI está preparada para apoiar seus clientes nessa jornada com uma equipe especializada e com ferramentas de última geração para o desenvolvimento de produtos.
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