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Como projetos inovadores viram produtos rentáveis?

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Criar projetos inovadores e capazes de revolucionar o mercado é o sonho de todos que apostam no empreendedorismo.

Nas universidades, observamos que a ousadia e a vontade de fazer a diferença estão cada vez mais presentes na cabeça dos jovens que pretendem entrar no mercado de trabalho em breve. 

Tanto que ter o próprio negócio já é uma possibilidade vislumbrada por vários deles. Segundo uma pesquisa realizada pela Endeavor e pelo Sebrae, cerca de 1 em cada 4 alunos tem ou quer ter um negócio.

Criar o embrião de projetos inovadores é uma vocação de diversas universidades do Brasil. No entanto, o que ocorre na maior parte das vezes é que essas ideias acabam se perdendo por falta de orientação, conhecimento e incentivo. 

No caminho para unir as duas pontas – academia e mercado – estão os programas de fomento, as incubadoras, os parques tecnológicos, entre outros atores fundamentais para transformar ideias inovadoras em produtos rentáveis.

Neste post, veja o que caracteriza projetos inovadores, como criá-los e como fazê-los dar certo. Acompanhe!

O que torna um projeto inovador?

Antes de falarmos sobre o que torna um projeto inovador, é preciso entender o conceito de inovação. Em uma definição mais abrangente, diz-se que inovação nada mais é do que a exploração de novas ideias com sucesso – na forma de aumento de receita, maiores margens de lucro, acesso a novos mercados, entre outras melhorias.

No entanto, esse conceito pode ser muito amplo e, no contexto mercadológico atual, é preciso nos aprofundarmos. De forma objetiva, a inovação pode ser entendida como o ato de gerar valor ao atender uma necessidade real. Ou seja, não basta ser algo novo, é preciso que haja uma aplicação que traga benefícios práticos.

E isso nos leva a dois outros conceitos que nos ajudam a entender melhor o que é, afinal, a inovação: trata-se da inovação incremental e da inovação disruptiva.

Inovação incremental

A inovação incremental refere-se a melhorias aplicadas a produtos, serviços ou processos que já existem, ajudando as empresas a tornarem-se mais competitivas no mercado.

De maneira geral, esse tipo de inovação não traz mudanças expressivas ou transformações significativas. Embora, é importante destacar, gere um impacto perceptível no mercado, normalmente na forma de benefícios percebidos pelos consumidores.

Inovação disruptiva ou radical 

Por sua vez, a inovação radical – também chamada de disruptiva – surge na forma de produtos, serviços ou processos cujas características (desempenho e/ou custo) se transformam drasticamente, permitindo a exploração de novos mercados e a criação de novas relações em mercados já existentes.

Esse tipo de inovação relaciona-se, porém, à ruptura de paradigmas e convenções de um segmento específico. A ideia é introduzir novas soluções e conceitos para atender às necessidades existentes.

Qual a diferença entre um projeto inovador e um tradicional

A compreensão desses conceitos é fundamental para que possamos nos aprofundar nos pontos que diferenciam um projeto inovador e um tradicional.

Projetos tradicionais são aqueles focados em solucionar um problema específico ou promover melhorias nos pontos fracos da empresa.

Por exemplo: uma companhia busca reduzir custos ao diminuir a quantidade de material gasto na produção das embalagens dos seus produtos. A solução encontrada para alcançar esses objetivos é a redução da espessura da embalagem, permitindo economizar dinheiro e matéria-prima.

Projeto inovadores, em contrapartida, visam à implementação de ideais que promovam melhorias nos processos, produtos e serviços da empresa. O objetivo é que tudo seja feito de maneira mais eficiente e produtiva, criando uma dinâmica de melhoria contínua.

Nesse sentido, os projetos inovadores diferenciam-se dos tradicionais por conta do seu caráter disruptivo. Ou seja, enquanto a solução tradicional consegue trazer melhores resultados, mas sem alterar estruturas e convenções, as soluções inovadoras buscam os caminhos para fazer isso da forma mais rápida, simples e barata, mesmo que isso signifique uma quebra total com os paradigmas estabelecidos.

Seguindo no mesmo exemplo: a mesma empresa que deseja cortar custos com a embalagem do seu produto poderia investir no desenvolvimento de materiais mais baratos ou até mesmo no reaproveitamento por meio da logística reversa.

Veja que, neste caso, a companhia não apenas reduziria a quantidade de material gasto, mas geraria resultados para além dos seus interesses diretos, contribuindo para a sociedade e para o meio ambiente.

Como criar um projeto inovador

O que não falta aos empreendedores são ideias; o problema está na implementação. A inovação deve vir acompanhada de uma cultura focada na execução dos projetos para levá-los até sua realização com agilidade e eficiência.

Para isso, existem alguns recursos que podem ajudar no processo de criação e execução. Destacamos:

Mapa de empatia

Seja qual for a solução desenvolvida, ela precisa atender a uma dor real do mercado. Por isso, é importante ouvir os consumidores e entender suas necessidades, seus anseios e o que eles acham que poderia ajudar a resolver esse problema.

Dessa forma, o mapa de empatia auxilia no desenvolvimento de produtos e serviços mais alinhados às necessidades dos consumidores, o que facilita a atração de investimentos. Afinal, a solução tem aplicação real e imediata.

Design Thinking

Trata-se da inovação voltada ao usuário, cujo foco é o desenvolvimento de uma experiência de consumo que seja, ao mesmo tempo, tecnologicamente e financeiramente viável para a empresa e atraente para o consumidor.

O design thinking se baseia em um tripé formado por:

  • Empatia: colocar-se no lugar do consumidor para entender suas necessidade e desejos;
  • Experimentação: realizar experiências diversas para encontrar as melhores soluções e a melhor relação custo-benefício;
  • Prototipação: criar modelos do produto ou serviço e avaliar se é viável e se tem apelo junto ao público.

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Essa metodologia de gestão de projetos que elenca as atividades, prazos e responsabilidades e ajuda a tirar as ideias do papel por meio da resposta às seguintes perguntas:

  • What? (O que?);
  • Why? (Por quê?);
  • Who? (Quem?);
  • Where? (Onde?);
  • When? (Quando?);
  • How? (Como?);
  • How Much? (Quanto?).

Essas respostas permitirão à empresa criar um mapa de atividades que vai tornar a execução do projeto mais clara, objetiva e eficaz.

Projetos inovadores: como fazer dar certo?

O desenvolvimento e a implementação bem-sucedida de projetos inovadores por parte de novas empresas estão intrinsecamente ligados à existência de um ecossistema de inovação.

Formado por diferentes atores (incubadoras, parques tecnológicas, associações, empresas de todos os tipos, entre outros) e com forte estímulos à cooperação, esses locais são fundamentais para o estímulo à inovação, por meio de:

  • Troca de experiências
  • Reconhecimento da comunidade
  • Criação de redes de indicação
  • Atração de novos talentos para as empresas

Mas um ambiente propício é só o primeiro passo. O grande desafio de quem desenvolve projetos inovadores (empreendedores, centros de pesquisa e universidades) é chegar até o mercado, atraindo empresas e empresários que possam se interessar nas suas soluções.

E o ideal é encurtar caminhos ao unir essas duas pontas: as boas ideias, que não têm recursos suficientes ou o conhecimento necessário para atrair investidores, e o mercado, que tem a capacidade para investir, mas não foi incentivado a inovar. A esse caminho que propicia essa união damos o nome de ponte da inovação.

Cientes de que essa ponte é fundamental para o fomento à inovação – e, como consequência, ao desenvolvimento da economia de uma região – surgiram, nos últimos anos, projetos de incentivo que buscam agregar grandes empresários ao ecossistema.

De forma geral, os projetos de incentivo buscam estimular a criação de empreendimentos inovadores e fortalecer a cultura empreendedora. Para isso, essas iniciativas partem da premissa da construção de uma rede sólida de relacionamentos, unindo instituições de ensino, empresas e empreendedores para alinhar o ecossistema da região.

Com isso, essas iniciativas conseguem dar mais visibilidade aos projetos e ideias inovadores, atraindo parceiros e interessados que podem ajudar no desenvolvimento e na implementação das soluções elaboradas.

Quem pensa em se inscrever em algum projeto de fomento precisa se preparar e entender como funciona o processo. Quando observamos apenas as empresas que deram certo parece fácil, mas o êxito de projetos inovadores depende de muito trabalho.

Alguns passos podem ajudar a se destacar e conseguir apoio:

Resolva uma dor do mercado

Alguns empreendedores possuem excelentes ideias, mas há barreiras que tornam o produto inviável. Alguns projetos, por exemplo, ainda não conseguem ter valor acessível o bastante para terem um mercado. Outros ainda não estão no momento certo para serem lançados porque não representam uma dor real da atualidade.

Essa percepção precisa ser sentida a curto prazo, pois para um projeto ser viabilizado é preciso de investimento de tempo e dinheiro.

Por isso, vá para a rua, converse com seus potenciais clientes, entenda suas necessidades e, a partir disso, desenvolva seu projeto com base em funcionalidades que solucionem uma dor do mercado.

Encontre os aliados certos

Projetos inovadores não são feitos apenas de uma boa ideia, mas também de suor e lágrimas. Antes de embarcar na execução de uma ideia, tenha certeza de que está cercado das pessoas certas, que tenham tanta vontade quanto você. A resiliência é uma característica fundamental do empreendedor e deve ser vista como premissa no início de um projeto.

Como aliados podemos citar também os projetos e as redes de apoio. Tentar fazer tudo sozinho, especialmente no começo, pode resultar em um grande fracasso. Tenha em mente que não é possível saber tudo e que agregar conhecimentos e competências complementares de outras pessoas será decisivo para o futuro.

Mudar de rumo faz parte do processo

Ter uma ideia fixa e não estar disposto a adaptar, repensar e refazer não é o caminho certo para criar um projeto inovador que virará um produto de sucesso.

No decorrer do próprio amadurecimento da ideia, é possível que o empreendedor perceba que a ideia inicial não é tão boa ou não é capaz de gerar tanto retorno quanto algo parecido, mas adaptado ao mercado. Isso faz parte do desenvolvimento da maioria das Startups e não significa que a ideia é ruim, apenas que está sendo lapidada.

Ecossistema de inovação e apoio ao empreendedorismo

Com essas dicas em mente, estude o ecossistema de tecnologia existente na sua região, procure programas de incentivo, informe-se sobre outros empreendedores que estão iniciando e siga em frente!

A Certi atua nesse ecossistema como integradora, consultora e apoiadora de projetos por meio do Sinapse da Inovação, programa de incentivo a projetos inovadores que reúne startups brasileiras com o objetivo de orientar sobre como tirar uma boa ideia do papel.Para saber mais sobre o projeto, acesse o e-book Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação e entenda como funciona, com detalhes, a metodologia Sinapse da Inovação!

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