Em um mercado altamente competitivo, a busca por inovação corporativa tornou-se foco de muitos gestores preocupados com a sustentabilidade da empresa. A adoção de novas ideias de produtos e serviços e a aplicação de estratégias que ajudem a otimizar os processos organizacionais são aspectos fundamentais e que merecem especial atenção para a competitividade.
No entanto, há quem pense que não é necessário inovar ou não encontra recursos para isso — sejam financeiros, tempo, pessoas ou estrutura. Afinal, grandes organizações possuem uma estrutura burocratizada e um funcionamento complexo, e nas empresas menores, as operações do dia a dia consomem o tempo e os recursos, dificultando o processo inovativo.
Por esse motivo, é necessário agir acertadamente reduzindo ao máximo os riscos envolvidos na decisão de inovar. No caminho rumo a processos e práticas mais eficientes, é comum existirem muitas dúvidas e incertezas.
Neste artigo, reunimos argumentos que vão mostrar por que a sua empresa deve investir na inovação corporativa e como fazer isso de forma segura. Boa leitura!
Por que a inovação corporativa é necessária?
Em um cenário de crise, em que os mercados são altamente globalizados e competitivos, é preciso que as organizações saibam como se diferenciar para sobreviver. Antes das transformações provocadas pela pandemia, isso já era uma realidade, devido, sobretudo, ao grande número de concorrentes e à maior exigência dos clientes.
No contexto atual, projetos inovadores aparecem como solução urgente, uma vez que oferecer um atendimento de excelência já não é mais um diferencial competitivo, mas, sim, um pré-requisito.
A inovação corporativa permite que as empresas promovam estratégias para melhorar seu posicionamento no mercado, tanto pelo desenvolvimento de novos produtos, serviços e tecnologias, quanto por canais de distribuição, processos organizacionais, novas formas de competir ou cooperar, novos modelos de negócios etc.
Por meio de ferramentas adequadas e de metodologias bem alinhadas, a organização que alcança a condição de “inovadora” ganha mais previsibilidade dos negócios, uma vez que:
- Passa a lidar melhor com riscos;
- Consegue diminuir incertezas e, consequentemente;
- Apresenta soluções que satisfaçam melhor o público e atendam às suas expectativas.
Uma das partes mais difíceis para executar um projeto ou se tornar empreendedor é a disponibilidade financeira. Por essa razão, conhecer formas de acessar os recursos necessários é uma condição valiosa para colocar tudo em prática.
Baixe o e-book Como captar recursos para inovar e empreender no Brasil e conheça as possibilidades de obter investimentos e linhas de crédito!
Vantagens da inovação corporativa
Atualmente, a importância da inovação corporativa se dá, sobretudo, na sobrevivência das empresas frente à concorrência e aos olhos do público.
No entanto, ainda são poucas as organizações cientes disso e que priorizam a inovação. E isso acontece, basicamente, por dois motivos: desconhecimento das ferramentas que elas têm à sua disposição e uma visão ultrapassada ou equivocada sobre o que é inovação.
Isso posto, veja as vantagens que a inovação corporativa pode trazer para a sua empresa:
1. Otimização de processos e ganho de eficiência
A inovação corporativa consegue gerar novos padrões de desempenho para a empresa e também alinhar os esforços de diferentes equipes em prol de uma nova iniciativa. Além disso, orienta investimentos e permite, do ponto de vista mercadológico e estratégico, definir o foco de novos desenvolvimentos e pesquisas.
Assim, o principal objetivo da inovação é criar valor para o negócio, otimizando processos, criando condições para a empresa chegar lá e gerando mais eficiência.
2. Ampliação de oportunidades de negócios e parcerias
Práticas inovadoras estimulam a troca de ideias com gestores de outras empresas que podem atuar de forma sinérgica com a organização. Nesse contexto, é possível pensar em parcerias que gerem valor para as partes envolvidas e para seus clientes.
Em qualquer tipo de empresa, é possível inovar, independentemente do seu porte. Isso porque, por meio da inovação corporativa, quebram-se convenções e superam-se ortodoxias, rompendo com pensamentos ultrapassados e adotando novos pontos de vista.
Isso ajuda a libertar a organização para focar no core da sua estratégia, seja o lançamento de novos produtos ou serviços, a adoção de novos processos de gestão ou até mesmo a revisão do conceito do negócio.
3. Promove a sustentabilidade da empresa
Inovação e sustentabilidade empresarial quase sempre caminham lado a lado. Isso porque, atualmente no mercado, já não é mais possível que as organizações pensem apenas em seus próprios contextos e ignorem o panorama global.
Com isso, a inovação corporativa permite às empresas que sua destinação econômica esteja alinhada às preocupações socioambientais e de boa governança (compliance), fazendo com que elas adquiram uma melhor reputação junto ao público.
4. Estimula o aprendizado colaborativo e contínuo
A inovação corporativa geralmente ocorre em um contexto de incerteza, em que não é possível estimar o número de clientes que irão adquirir a solução, nem sequer se eles vão adotá-la. Isso aumenta de maneira expressiva o risco associado aos investimentos em projetos inovadores.
Por isso, em nenhuma iniciativa de inovação há certeza de sucesso. Afinal, parte inerente ao processo de inovação são os riscos, as descobertas e os aprendizados que acontecem ao longo do caminho — bem como os possíveis fracassos.
No entanto, metodologias estruturadas e profissionais experientes podem contribuir para uma visão externa e proporcionar um processo mais cuidadoso, com etapas bem definidas e minimização de riscos.
A estruturação de um processo ágil de inovação corporativa permite um aprendizado contínuo que aumenta significativamente sua chance de sucesso.
5. Estimula a experimentação
Grandes ideias geralmente são fruto da colaboração. Empresas que inovam conseguem criar um ambiente que promova trocas entre seus profissionais — inclusive de diferentes setores — para pensar em novas soluções que beneficiem a organização em sua totalidade.
Além disso, esse maior engajamento permite que a empresa construa uma cultura organizacional sólida, mas dinâmica, que permita rever seus processos e adaptá-los a fim de aumentar produtividade e reduzir possíveis perdas de recursos.
Tendências da inovação corporativa
As incertezas postas pelo cenário global, com conflitos e crises que impactam até mesmo as economias mais fortes do mundo, tornam ainda mais urgente a busca pela inovação corporativa.
Não se trata apenas de trazer o novo, mas de buscar formas para reduzir os cursos de produção ao mesmo tempo que garante o aumento da produtividade. E somente a tecnologia pode unir esses dois objetivos.
Algumas tecnologias despontam em uma perspectiva mais imediata. Destacamos três que, juntas, perpassam muitas outras novidades que vão impactar os mais diversos setores produtivos:
Inteligência artificial
Todas as discussões levantadas por ferramentas como o Chat GPT são apenas a ponta do iceberg. Para otimizar as operações, indústrias dos mais diferentes segmentos precisam digitalizar-se, e a inteligência artificial é parte fundamental nesse movimento.
Da criação de texto à coleta e análise de dados para oferecer percepções mais relevantes para embasar a tomada de decisões, a IA já é parte integrante do processo de inovação corporativa.
Conexão 5G
A tecnologia 5G já chegou às principais cidades e o que podemos esperar são impactos imediatos e altamente transformadores para a indústria. Com uma nova conexão mais veloz, com menor latência e mais estabilidade, pessoas e máquinas vão colaborar cada vez mais, na criação de ambientes altamente inteligentes e data-driven.
Internet das Coisas (IoT)
Embora não seja uma novidade, a Internet das Coisas continua a avançar e a ganhar importância para a indústria. Impulsionada pela inteligência artificial e pela conexão 5G, a criação de ambientes totalmente conectados e inteligentes fornecerá muito mais agilidade e praticidade às empresas.
Na indústria, a IIoT (industrial internet of things) conecta dispositivos e sensores inteligentes nas áreas de manufatura e nos processos produtivos. Isso garante mais autonomia aos equipamentos, além de dados em tempo real para análises e monitoramento de atividades.
Como comentamos, essas três tecnologias estão presentes, de uma forma ou de outra, em inovações. Independentemente da aplicação, é preciso que as empresas também tenham uma atenção crescente ao seu uso.
Nesse sentido, tecnologias como IA, 5G e IoT são aliadas de primeira ordem para unir todos os objetivos que a contemporaneidade impõe aos setores produtivos: redução de custos, aumento da produtividade e melhoria na qualidade em combinação com a sustentabilidade e as práticas de governança.
A inovação corporativa é viável em grandes empresas?
Empresas tradicionais, sem um processo estruturado de inovação corporativa, arriscam perder espaço no mercado ou se tornar obsoletas. Mudar processos é mais desafiador em estruturas complexas e consolidadas; no entanto, é um esforço necessário para a sobrevivência do negócio.
O segredo para dar certo é iniciar por partes, montar um pequeno núcleo ou selecionar um departamento para ser conduzida a experimentação. Essa semente de inovação acaba contagiando outros setores, profissionais ou ambientes, e assim começa a fortalecer a cultura da inovação na empresa.
Muitas organizações que querem inovar não sabem por onde começar. Felizmente, existem soluções que contemplam essa necessidade, contribuindo para analisar, orientar, desenvolver e executar as ações necessárias para a inovação corporativa.
A Certi conta com o programa InVent, que oferece consultoria e capacitação em um programa de inovação corporativa continuada. O enfoque é ajudar as organizações a inovar de uma maneira mais rápida e com custos reduzidos, seguindo um princípio de promover sucessivas validações e evitando riscos indesejáveis de investimentos desnecessários.
Entre em contato conosco e descubra mais sobre como a Certi pode ajudar a sua empresa a inovar!