Pesquisar

Ferramentas de Transformação Digital no Desenvolvimento de Produtos CERTI

Compartilhe esse post:

Com o passar dos anos, o processo de desenvolvimento de produtos tem atraído olhares atentos nas mais diversas organizações!

A crescente demanda por produtos inovadores, juntamente com métricas de trabalho estreitas, tem conduzido as equipes de engenharia para um cenário onde é preciso superar desafios cada vez maiores. 

Desenvolver novos materiais para fabricação de peças e protótipos, aprimorar diferentes processos de fabricação e montagem, cálculos para redução de tempo, custos e até mesmo o uso de diferentes metodologias de trabalho são algumas das inúmeras atividades recorrentes na busca pela excelência dos resultados. Quando essas atividades são afetadas, propagam significativos impactos nos conhecidos dashboards e Key Performance Indicators (KPIs). 

A utilização de ferramentas digitais para o desenvolvimento de produtos torna-se um importante diferencial a ser considerado. Através das mesmas é possível gerenciar as diferentes informações geradas durante todo o desenvolvimento, transformando dados em um ativo de valor: Informação!

Através de um acordo de cooperação tecnológica entre a CERTI e a SIEMENS Digital Industries, contamos com a utilização da plataforma de gestão do ciclo de vida PLM SIEMENS no desenvolvimento de produtos da CERTI, que possibilitou o desenvolvimento de produtos em uma arquitetura digital escalável, capaz de receber projetos para indústria automotiva, aeronáutica, linha branca, entre outros, de forma segura e facilmente gerenciável.

Teamcenter – concentrando e gerenciando informações

Durante o processo de desenvolvimento de produtos, dados complexos e variados são extremamente diversificados quanto ao tipo, volume e consistência. Dessa forma, a utilização de sistemas capazes de estruturar informações provenientes de diferentes fontes torna-se essencial.

O Teamcenter SIEMENS é o núcleo central que integra e gerencia as informações geradas no desenvolvimento de produtos, tais como as estruturas de produto (BOM), estruturas de processos (BOP), requisitos, fluxos de trabalho, regras de acesso, cronogramas, entre outros. 

Através da utilização do Teamcenter foi possível conectar diferentes equipes de diversas especialidades em diferentes unidades de negócios, que agora pertencem a um ambiente digital de desenvolvimento integrado, capaz de reduzir em até 35% o tempo médio para entrega dos projetos.

Figura 1 – Teamcenter Active Workspace CERTI

NX CAD – Software para Projetos robustos e complexos

O desenvolvimento de projetos de P&D&I para grandes empresas, nos diferentes setores do mercado também expõe a necessidade de utilização de ferramentas CAD completas e robustas, capazes de suprir os diferentes desafios encontrados durante o estudo e desenvolvimento de tecnologias, muitas vezes no seu estado da arte.

Atualmente, a gama de ferramentas CAD disponíveis no mercado é bastante variada. Entretanto o software NX CAD SIEMENS tem se destacado, mostrando uma excelente aplicabilidade no desenvolvimento de produtos. A quantidade e diversidade de recursos disponíveis faz com que seu uso seja transversal, nas diferentes linhas de desenvolvimento da organização.

Os recursos para modelamento paramétrico e construção de geometrias 3D, modelamento síncrono (Synchronous Modeling), geração de superfícies complexas (Shape Studio) e recursos para criação de modelos 3D para manufatura aditiva (Design for Additive Manufacturing) são algumas das aplicações frequentemente utilizadas pelos engenheiros de produto na CERTI.

Outro importante recurso, muito utilizado para o desenvolvimento e integração de aplicações no software NX CAD SIEMENS, é a interface de programação (API-NXOpen). Através dessa interface é possível construir e adicionar novas funcionalidades, que associadas a interface gráfica do software, possibilitam a expansão de sua capacidade para além dos recursos padrão.

Próximos passos na jornada de transformação digital CERTI

A indústria 4.0, sustentada por um conjunto de tecnologias habilitadoras, vem impondo mudanças radicais nos processos de desenvolvimento de produtos. A utilização de sensores reduzidos, com menor custo, maior capacidade, associados a rede de internet mais disseminada e móvel, inteligência artificial e aprendizagem de máquina, são algumas das tecnologias que já estão ao alcance de todos.

A CERTI, em parceria com a SIEMENS Digital Industries, segue acelerada na direção de proporcionar aos seus clientes a transformação digital de seus processos. A adoção da plataforma de transformação digital PLM SIEMENS vem possibilitando a integração das diversas competências, orientadas ao desenvolvimento de produtos e serviços.

Crescemos associando novos projetos às ferramentas SIEMENS PLM, construindo um ambiente digital escalável e customizável, pronto para as novas demandas futuras. Se você tem interesse em saber mais sobre nossa capacidade de desenvolvimento de produtos, entre em contato conosco: comercial@certi.org.br

Compartilhe esse post: