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Inovação em empresas de grande porte: cases Soprano

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Você tem dúvidas de que funciona a inovação em empresas de grande porte? Pois pode ter certeza que sim. Afinal, é a única maneira de manter-se vivo no mercado e evitar que sua empresa se torne ultrapassada em relação à concorrência e aos seus próprios clientes. E são muitas as organizações que perceberam esse movimento.

Temos exemplos de que o processo de inovação em empresas de grande porte é possível. E um desses cases é a empresa Soprano. A organização participa do Programa Invent de inovação corporativa, desenvolvido pela CERTI. É um projeto que busca estimular empresas a inovar de maneira rápida e com investimentos reduzidos. 

Saiba mais sobre como o Programa Invent ajudou a Soprano a inovar e repensar seus processos de modo a adotar uma abordagem diferente diante das exigências do mercado. Acompanhe!

O que faz a empresa

A Soprano é uma multinacional gaúcha especializada na produção de fechaduras e ferragens, materiais elétricos, utilidades térmicas, componentes para móveis etc.

Com mais de 65 anos de história, a empresa, que começou com uma pequena fábrica de acordeões, hoje conta com mais de mil funcionários, 4 plantas e 6 centros de distribuição, atuando não apenas no Brasil como também em diversos países da América Latina.

Por que a empresa procurou a CERTI

A Soprano se posiciona no mercado como uma empresa tradicional. Até então, a organização nunca havia trabalhado com projetos de inovação. A procura pelo Programa Invent se deu pelo desejo de difundir a cultura da inovação na empresa, estruturar processos para geração rápida de novos processos, produtos e serviços e ser reconhecida pelos clientes como uma empresa inovadora.

Um dos diferenciais da Soprano é que a empresa não procurou o Invent para inovar seu core business, mas, sim, para trabalhar novas linhas de desenvolvimento em busca de um novo portfólio de produtos.

Leia mais: Inovação corporativa: como a Certi pode contribuir para pensar além do tradicional?

A abordagem Invent

Junto à Soprano, foi trabalhado um processo de conexão com o ecossistema de inovação. O trabalho teve início com a elaboração da tese da inovação da empresa, ou seja, foi definido o foco dos investimentos em inovação. 

Com base na tese de inovação elaborada, a equipe Soprano criou um portfólio de inovação que contemplou três horizontes: 

  • core (inovações nas soluções atuais), 
  • adjacente (novos mercados para as soluções atuais) e 
  • disruptivo (novas soluções para novos mercados).

Em 16 semanas, diferentes equipes da empresa, dividas em grupos menores, tiveram o dever de:

  • Selecionar as potenciais oportunidades para inovar 
  • Interagir continuamente com os clientes para validar hipóteses
  • Estruturar uma proposta de valor, 
  • Desenvolver um Produto Mínimo Viável (MVP) para validar com clientes
  • Articular recursos para inovar 

No intervalo entre cada uma das fases do Invent, existe uma etapa de orientação e monitoramento da equipe da CERTI junto ao time envolvido.

Assim, em aproximadamente quatro meses, um grupo de pessoas da própria empresa foi qualificado para iniciar um processo de inovação próprio, criando novas soluções em sintonia com a Tese de Inovação e o Portfólio de Inovação elaborados.

inovação em empresas de grande porte - case soprano e renner

Ao final das 16 semanas de programa, cada grupo de profissionais da empresa cria uma solução que terá sido validada ou não junto ao mercado. No caso dos produtos não validados, a própria metodologia auxilia a pivotação em uma nova solução.

O objetivo é fornecer às empresas todas as ferramentas para elas conseguirem identificar, dentro da estratégia que foi estabelecida, as áreas em que mais precisam inovar e avaliar se, de fato, trata-se de uma solução com relevância para os seus clientes, sempre em sintonia com a tese de inovação.

Sendo assim, podemos resumir as principais premissas do Programa Invent como:

  • Foco na circunstância do cliente, e não apenas em seu perfil;
  • Interação direta e contínua com clientes reais;
  • Lançamento da solução no mercado;
  • Mineração de startups;
  • Validação antes do investimento.

Quais são os objetivos e resultados

A partir da primeira interação com o Programa Invent, em outubro de 2019, a Soprano criou um escritório de inovação, em Florianópolis, sendo relatada uma efervescência de inovação dentro da empresa. Segundo os gestores, a partir da realização dos primeiros workshops do Invent, houve uma forte movimentação para inovar por parte dos funcionários.

O principal resultado observado foi a mudança cultural da empresa. O projeto começou em um grupo-piloto de 30 pessoas escolhidas pela própria Soprano, com o objetivo de trabalhar novas alternativas de negócio e trilhar um processo de experimentação em busca de inovação.

Essas 30 pessoas foram divididas em quatro subgrupos. Cada subgrupo definiu propostas de desenvolvimento de soluções específicas, que se encontram dentro do processo de inovação.

inovação em empresas de grande porte - case soprano e renner

Após o processo de identificação dos pontos em que deveria haver inovação na empresa, a Soprano, com mediação do Programa Invent, foi colocada em contato com startups. Em pouco tempo, boa parte dessas empresas já haviam iniciado negociações com a Soprano, em busca de parcerias para o desenvolvimento de soluções.

Hoje, a Soprano está trilhando iniciativas próprias. Recentemente, a empresa foi reconhecida por sua evolução. Em suma, os principais pontos de destaque percebidos pela Soprano são:

  • Assertividade de 75% na seleção de startups: das oito empresas identificadas, seis estão em negociação com a Soprano, sem que tenha sido necessário os altos investimentos para “chamamento de startups, aos moldes do que acontece no InovaBRA e outros programas de conexão com startups;
  • Efervescência interna e mudança de cultura: as outras unidades da Soprano começaram a cobrar participação no programa;
  • Assertividade de implementação: todas as propostas de inovação estão sendo implementadas (100%);
  • Investimento gradual: ao contrário do que acontece em outras empresas, a Soprano iniciou cada proposta de inovação com investimento financeiro zero e os primeiros investimentos (pequenos) só foram feitos após a redução das incertezas com relação ao mercado e ao produto;
  • Mineração de startups: ao invés de fazer um “chamamento para startups” o Invent faz uma mineração de startups a partir da Tese de Inovação e do Portfólio de Inovação definidos. Isso aumenta expressivamente a assertividade e reduz o investimento com o lançamento e seleção de propostas.

Leia mais: Como projetos inovadores viram produtos rentáveis?Quer conhecer mais sobre o Programa Invent e se tornar o próximo case de sucesso do mercado? Entre em contato conosco e vamos conversar sobre como podemos contribuir para sua empresa.

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