Skip to content
  • Português
  • Inglês
  • + 55 (48) 3239-2000
  • comercial@certi.org.br
Pesquisar
  • Home
  • Áreas de Atuação

    Ecossistemas de Inovação

    Produtos e Sistemas

    Processos

    Bioeconomia

  • Competências
    • Transformação Digital
    • Inovação Corporativa
    • Economia Verde
    • Empreendedorismo Inovador
    • Mecatrônica
    • Captação de Recursos
    • Energia
    • Metrologia e Instrumentação
    • Industria 4.0
    • Internet das Coisas
    • Case Celta
  • Cases
  • E-books
  • Contato
  • 29/07/2020

Inteligência artificial nas empresas brasileiras: por que experimentar antes de implementar

inteligência artificial nas empresas brasileiras

Compartilhe esse post:

Contar com soluções de inteligência artificial nas empresas brasileiras pode parecer um desafio, mas é possível de ser superado. O esforço vale a pena. A enorme quantidade de dados disponíveis e o avanço da capacidade computacional permitem análises precisas e tomadas de decisões mais ágeis. 

No contexto brasileiro, no entanto, ainda são poucas as empresas que deram o passo certeiro rumo à essa solução. A maioria sequer entende como ela pode ser aplicada à sua realidade.

Não dá para perder mais tempo com achismos. É possível usufruir dos benefícios da inteligência artificial em seu negócio, desde que se conheça os principais desafios e riscos de sua implementação. 

Uma dica: a experimentação é uma etapa-chave para facilitar e baratear esse processo. 

Riscos e desafios para implementar um projeto de IA

Muitos dos principais desafios para a implementação de soluções de Inteligência Artificial nas empresas brasileiras diz respeito aos dados necessários para que o sistema alcance seu objetivo.

Nesse sentido, destacamos:

Acompanhamento humano

Sistemas de IA são complexos e possuem diferentes tecnologias e metodologias. Embora os avanços computacionais permitam a criação de sistemas cada vez mais automatizados, o fato é que, na maioria dos casos, a inteligência artificial exige cuidados com a preparação e análise dos dados sob a supervisão de especialistas.

Essa supervisão garante que o treinamento dos algoritmos de inteligência artificial seja um experimento bem controlado, possibilitando a todo o momento corrigir os rumos e definir novas estratégias para o seu negócio.

Dados desorganizados e sem padronização

A organização, rotulação e estruturação dos dados é ponto primordial para a implantação de IA em uma empresa. Boa parte das organizações ainda não possuem os dados necessários ou, quando os têm, não estão catalogados como deveriam. 

Sem identificação, não é possível obter informação ou tomar decisões a partir de um punhado de dados sem contexto. É o mínimo para que soluções de inteligência artificial consigam desempenhar sua função.

Se o sistema de inteligência artificial lê as informações de maneira errada, pode criar padrões errados e interpretar os dados de maneira equivocada, desestruturando toda a cadeia.

Organização é apenas o primeiro passo para a implantação da inteligência artificial nas empresas brasileiras. Outra etapa que deve ser cumprida é a padronização dos dados coletados para que eles possam ser compartilhados e reutilizados sem problemas.

De acordo com a pesquisa “State of AI in the Enterprise”, feita pela Deloitte, 16% dos líderes apontaram problemas relacionados a dados (privacidade, acesso, integração etc.) como seu principal desafio para implantação de IA.

Leia mais: Inteligência de dados: medição e calibração para tomada de decisão

Escassez de competência

A implementação de inteligência artificial traz consigo uma série de desafios técnicos com que boa parte das empresas não possui condições de lidar. Um dos motivos que leva a isso é que, na maioria dos casos, as empresas ainda não contam com os profissionais necessários e criar um time com essa expertise do zero pode se tornar muito custoso. O que também pode acontecer é que, em determinados casos, a própria cultura da empresa dificulte o entendimento, o que uma visão externa consegue ajudar.

A verdade, porém, é que nem todos têm condições de internalizar esses processos, sobretudo devido à falta de conhecimento e competência para lidar com a tecnologia. 

Integração

Além da integridade e qualidade dos dados, outro desafio fundamental enfrentado pelas empresas se dá na integração dos sistemas que ela já utiliza, como CRM e ERP, para que elas possam, finalmente, ter acesso a todas as informações que precisam.

Uma vez que as empresas passem a contar com uma base sólida de dados e todas as integrações são feitas, os sistemas de IA podem ser utilizados para aprimorar os processos.

Falta de conhecimento

O mercado de inteligência artificial está em pleno desenvolvimento, sobretudo em países emergentes, como o Brasil. Sendo assim, é natural que as máquinas também estejam em evolução e, com isso, talvez não estejam preparadas para responder a qualquer demanda. Além disso, não basta gerar os dados, é preciso que se consiga compreendê-los. 

Falta de planejamento

Inteligência artificial é um dos termos da moda. Existem inúmeras reportagens na imprensa e publicações na internet que ressaltam a importância dessa tecnologia para o futuro das empresas e sua sobrevivência no mercado.

No entanto, a implantação de sistemas de inteligência artificial nas empresas brasileiras depende de uma série de fatores e características próprias de cada negócio. Se não houver planejamento sobre quais são os objetivos que a empresa pretende alcançar com soluções de IA e, ainda mais importante, sobre os dados que ela precisa coletar e gerar, o investimento passa a não fazer sentido e pode ir por água abaixo.

Assim, é necessário que as empresas compreendam que é preciso entender suas próprias necessidades e analisar como a IA pode beneficiar o seu negócio. Isso passa por fazer uma pesquisa detalhada de mercado e avaliar os prós e os contras da tecnologia.

A partir daí, deve-se investir em Pesquisa e Desenvolvimento para a geração de dados relevantes para o negócio e organizar a estrutura necessária para aprimorar a tecnologia e adaptá-la às metas do negócio.

Isso posto, é importante falar também dos riscos que acompanham a inteligência artificial. Afinal, como se trata de um fator relativamente novo no meio dos negócios, é natural que alguns aspectos ainda não estejam claros para a maioria das pessoas. Sendo assim, vamos entender alguns dos riscos da implantação da inteligência artificial em empresas brasileiras.

Problemas com dados

Para se ter uma ideia, a pesquisa da Deloitte aponta que 16% dos líderes mostram-se inseguros em relação à tomada de decisões baseadas em dados. Um dos maiores riscos no uso da IA é o grande volume de dados desestruturados que são gerados por fontes como a internet e as mídias sociais. Assim, se o sistema não for bem preparado, torna-se fácil cair em armadilhas que levam ao tratamento inadequado dos dados que o alimentam.

Brechas de segurança

De volta à pesquisa, ela mostra ainda que 23% dos líderes se preocupam com problemas de segurança e vulnerabilidade que os sistemas de IA podem apresentar. Quando falamos de tecnologias inteligentes e conectadas, é inevitável que possa haver brechas na segurança. Dentre os alvos mais comuns destacam-se empresas do setor de finanças e saúde.

No entanto, ao passo que há um refinamento dos ataques virtuais, o que observamos na prática é uma evolução constante dos mecanismos de segurança contra ameaças cibernéticas proporcionada por soluções de IA.

Modelos inadequados

Como comentamos, as máquinas precisam ser ensinadas para que possam gerar informações relevantes para o negócio. Por isso, um dos maiores riscos da inteligência artificial nas empresas brasileiras está diretamente relacionado a um dos maiores desafios: a criação dos modelos que alimentarão os sistemas.

Se os modelos apresentarem problemas, os resultados podem ser tendenciosos ou imprecisos. Por isso, é fundamental contar com pessoas capacitadas na criação e implantação dessas soluções.

Leia mais: Inovação corporativa: por que a inovação é importante para sua empresa

Por que você deve experimentar antes de implementar

Como vimos, quando falamos da implementação de inteligência artificial nas empresas brasileiras, estamos nos referindo a soluções que possuem um investimento considerável. 

Além disso, é preciso um bom planejamento para entender o que a IA pode fazer pela empresa e como ela pode aproveitar os dados que já tem à disposição para conseguir tirar o melhor proveito da solução.

Por isso, a experimentação aparece como etapa fundamental. Nessa fase, por meio da prototipação, a empresa vai identificar e testar as oportunidades de aplicação das técnicas de inteligência artificial e compreender todo seu potencial.

Com um risco menor de investimento, a organização consegue testar soluções geradas a partir das próprias ideias e de acordo com o cenário em que ela está inserida. Assim, é possível averiguar como a empresa lida com os principais desafios e como ela pode evitar os principais riscos durante a implementação de projeto de IA.

Uma vez validada a experimentação, a empresa pode partir para a integração das soluções que explorou aos seus processos. Nesse sentido, o conhecimento adquirido durante a fase de experimentação ajuda na criação um modelo facilmente replicável em outras esferas de inovação da empresa.

Leia mais: Otimização de processos industriais para a competitividade do negócio

Interessado em inovar, mas não sabe por onde começar? Entre em contato com a Fundação CERTI e veja como podemos ajudá-lo!

Compartilhe esse post:

LEIA TAMBÉM

O que a indústria pode esperar das novas tecnologias para 2023
Teste de usabilidade em sistemas de saúde
Teste de usabilidade em sistemas de saúde: como aplicar?
UX na saúde
Como o UX design atua em sistemas de saúde
IA na saúde: treinamento de modelos com aprendizado federado
Inteligência Artificial na Indústria
Inteligência Artificial na Indústria 4.0:  conheça as aplicações

Newsletter

Inscreva-se para não perder nosso conteúdo!

fundacaocerti

O superintendente de Negócios da Fundação CERTI O superintendente de Negócios da Fundação CERTI, Laercio Aniceto Silva, assina artigo no jornal Estadão apontando um panorama do que podemos esperar em 2023 quando o assunto é tecnologia para a indústria. 

Confira a matéria completa: https://bit.ly/tecnologiaspara2023

#Industria #Industria40 #Tecnologia #TransformacaoDigital #NovasTecnologias #Inovacao #Tendencias
Ainda dá tempo! Sua empresa pode ser reconhecida Ainda dá tempo! Sua empresa pode ser reconhecida na MAIOR PREMIAÇÃO BRASILEIRA DE INOVAÇÃO

Participe da 8ª edição do Prêmio Nacional de Inovação que reconhece os esforços bem-sucedidos de inovação e gestão da inovação de empresas que atuam no Brasil.

Conheça as categorias:

💡GESTÃO DA INOVAÇÃO
Contempla organizações que, por meio da implementação de processos, métodos, técnicas e ferramentas, produziram um ambiente propício à geração de inovações.

💡INOVAÇÃO DE PRODUTO
Bem ou serviço novo ou melhorado, que difere significativamente dos bens ou serviços anteriores da empresa e que foi introduzido no mercado.

💡INOVAÇÃO EM PROCESSO
Processo de negócio novo ou aprimorado para uma ou mais funções de negócios que difere significativamente dos processos de negócios anteriores da empresa e que foi colocado em uso na empresa.

💡INOVAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE
Inovações que proporcionam simultaneamente resultados econômicos, sociais e ambientais, colaborando para o desenvolvimento sustentável e demonstrando responsabilidade com as pessoas e as necessidades do planeta.

💡DESTAQUE EM SST
As empresas concorrem a um reconhecimento para as práticas inovadoras em Saúde e Segurança no Trabalho (SST).

Uma oportunidade única e gratuita de a sua empresa identificar pontos fortes e oportunidades de melhorias. As inscrições gratuitas vão até o dia 31 de março. Entre no site e se inscreva!

https://www.premiodeinovacao.com.br/

#prêmionacionaldeinovação
#inovaçãoéagora
#inovação
🗣Hoje o papo é sobre Modificador de Máximo Ma 🗣Hoje o papo é sobre Modificador de Máximo Material!

O modificador máximo material estabelece que a tolerância especificada para geometria (forma, orientação e localização) é válida apenas quando o elemento dimensional tolerado se encontra na condição de máximo material (MMC - Maximum material condition).

👉Nesta condição, o elemento tem forma perfeita e o máximo de material permitido pela especificação de tamanho. Ou seja, no caso de um eixo ou chaveta, por exemplo, terá a maior dimensão permitida pela especificação, enquanto no caso de um furo ou rasgo, este terá a menor dimensão permitida pela especificação.

Como benefício do uso deste modificador, entre outros, destacamos a possibilidade de obter bônus de tolerância para geometria. Isto é, aumento do tamanho da zona de tolerância, sempre que o elemento dimensional tolerado tiver dimensão inferior à dimensão de máximo de material, obviamente limitado à dimensão de mínimo material permitida pela especificação.

💡Em outras palavras, este modificador permite o uso inteligente das tolerâncias, aproveitando eventuais “sobras” de tolerâncias dimensionais como bônus para as tolerâncias geométricas.

Ah, também há benefícios importantes ao usar tolerância geométrica “0” com o modificador máximo material, mas este é um assunto para um outro post!

📚Saiba um pouco mais sobre GD&T em nossos próximos cursos de Tolerâncias Geométricas. 

Confira também nosso calendário de cursos do mês de abril e garanta sua vaga através do link: shop.certi.org.br/cursos/

#metrologia #metrologiaindustrial #industria #instrumentação #tomografiaindustrial #industria40 #qualidade #capacitação #treinamento #inovação #integridade #referência #certi #tecnologia
Nesta semana, nos dias 20 e 21, nossos CIPEIROS Ge Nesta semana, nos dias 20 e 21, nossos CIPEIROS Gestão 2022 - 2023 participaram de intenso treinamento. As atividades realizadas tiveram como objetivo promover o conhecimento básico do estudo da norma regulamentadora NR-5 da Portaria 3214 do Ministério do Trabalho, que deve ser utilizado em situações de risco ou emergência.

A comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível, permanentemente, o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Além disso, também trabalha para organizar toda a documentação de equipamentos de segurança da empresa e fiscalizar se as instruções de segurança são seguidas por todos os funcionários.

#CIPA #PrevençãoDeAcidentes #SegurançaNoTrabalho #CIPA2023 #SaúdeESegurançaNoTrabalho #CIPAConsciente #CIPAMaisAtiva #TrabalhoSeguro #CIPAResponsável #CIPANaPrática #CERTI
Você sabia que o UX Design tem um papel muito imp Você sabia que o UX Design tem um papel muito importante em sistemas de saúde?

Se você quer saber mais sobre como essa área pode contribuir para melhorar a experiência dos usuários em plataformas de saúde, confira o artigo que acabamos de publicar em nosso blog!

Nesse artigo, você vai entender como o UX Design atua em sistemas de saúde, quais são as principais tendências e desafios nessa área, e como as soluções criadas com base nessa metodologia podem impactar positivamente a vida dos usuários.

Vem conferir:
👉 https://bit.ly/UXDesign-na-Saude

Compartilhe essa informação com quem também se interessa por saúde e tecnologia. Aproveite para deixar nos comentários suas opiniões e sugestões de temas para nossos próximos artigos.
Até a próxima!

#UXDesign #Saúde #DesignDeExperiênciaDoUsuário #TecnologiaNaSaúde #DesignDeInterface #ExperiênciadoUsuário #SistemasdeSaúde #InovaçãoNaSaúde #DesignThinkingNaSaúde #Ciência #tecnologia #inovação #CERTI
Como saber se você precisa de uma assessoria?🤔 Como saber se você precisa de uma assessoria?🤔 

Se você pretende buscar reconhecimento da competência por meio da acreditação às Redes Brasileiras de Calibração (RBC) e de Ensaios (RBLE), mas está com dúvida se terá tempo para fazer sozinho, lembre-se que nós possuímos pessoal altamente qualificado e know-how necessário para te ajudar nessa jornada.

📝Contrate um diagnóstico do seu sistema de gestão laboratorial, infraestrutura e pessoal com a Fundação CERTI, que numa atividade presencial de curta duração para levantar informações,  vai lhe fornecer um relatório executivo detalhado em relação ao nível de atendimento de todos os requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 e dos documentos da CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) aplicáveis. 

Um verdadeiro diagnóstico do seu laboratório, que lhe apontará se há necessidade de implementar algum esforço na busca da acreditação e, em caso afirmativo, qual o tamanho deste esforço.

🤩O MELHOR VEM AGORA! 

Caso o diagnóstico aponte a necessidade de esforço na busca da acreditação, e você entender que precisa de uma assessoria para tal, conte conosco, pois a Fundação CERTI tem mais de 30 anos de experiência em assessorias, e certamente poderá lhe ajudar.

🤑Neste caso, ao contratar a assessoria, o valor relativo ao diagnóstico entrará como desconto nesta contratação, de forma proporcional ao pacote de assessoria contratado. Ou seja, se contratar o pacote completo, o valor do diagnóstico será dado integralmente como desconto na contratação da assessoria.

Entre em contato conosco e solicite seu orçamento através do link: metrologia.certi.org.br/orcamento/

#metrologia #metrologiaindustrial #industria #instrumentação #tomografiaindustrial #industria40 #qualidade #capacitação #treinamento #inovação #integridade #referência #certi #tecnologia
Com imensa tristeza nos despedimos do nosso grande Com imensa tristeza nos despedimos do nosso grande amigo Carlos Eduardo Bizzotto, um profissional admirável que dedicou sua carreira à promoção do empreendedorismo inovador na Fundação CERTI, e à todo ecossistema empreendedor do nosso País.

Com sua expertise e visão inovadora, Bizzotto, como era chamado por todos, liderou diversos programas que ajudaram a transformar a realidade de muitos empreendedores, incentivando a criação de novas empresas e negócios disruptivos. Sua atuação incansável e comprometida com o desenvolvimento de grandes ideias que impactam diretamente na sociedade é um exemplo a ser seguido por todos que buscam fazer a diferença no mundo.

Bizzotto, acima de tudo, sempre foi um grande mentor, a força do seu trabalho ajudou a transformar o cenário empreendedor no Brasil e no mundo, uma contribuição que não pode ser medida apenas em números, mas também em inspiração, em incentivo, em força de fazer acontecer, deixando um legado marcante na história da Fundação CERTI e do empreendedorismo brasileiro.

Neste momento a Fundação CERTI, junto de seus amigos e colaboradores, exprimem sua gratidão pela inestimável contribuição e se solidarizam com sua família, amigos e os que puderam estar com ele nesta grande jornada.
💡 E se SUA empresa pudesse ser reconhecida como 💡 E se SUA empresa pudesse ser reconhecida como uma das mais inovadoras do país?!

Participe da 8ª edição do Prêmio Nacional de Inovação que reconhece os esforços bem-sucedidos de inovação e gestão da inovação de empresas que atuam no Brasil.

Uma oportunidade única e gratuita de a sua empresa identificar pontos fortes e oportunidades de melhorias.

Confira QUEM PODE PARTICIPAR

✅ Pequenos negócios

✅ Empreendedor individual, micro ou pequena empresa com receita bruta anual inferior ou igual a R$ 4,8 milhões.

✅ Médias empresas

✅ Empresa do setor industrial, com receita bruta anual superior a R$ 4,8 milhões e menor ou igual a R$ 300 milhões.

✅ Grandes empresas

✅ Empresa do setor industrial, com receita bruta anual superior a R$ 300 milhões.

Novidade

Nesta edição, teremos o reconhecimento dos Pesquisadores Inovadores, que atuam em um ou mais projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas empresas.

As inscrições gratuitas vão até o dia 31 de março. Entre no site e saiba mais!

https://www.premiodeinovacao.com.br/
 
#prêmionacionaldeinovação
#inovaçãoéagora
#inovação
Você também tem essa dúvida? 🤔 Quem atua na Você também tem essa dúvida? 🤔

Quem atua na área de metrologia sabe que os instrumentos de medição e padrões necessitam de calibração.

✅Ela é necessária para assegurar rastreabilidade metrológica e confiabilidade dos resultados, bem como conhecer o comportamento metrológico no tempo, a fim de atestar que o mesmo atende aos critérios de qualidade estabelecidos pela empresa.

Todavia, há uma dúvida comum em praticamente todas as áreas da metrologia: Quando tais instrumentos de medição e padrões devem ser calibrados?

🗣Para responder a esta inquietação, destacamos alguns aspectos a serem observados para alcançar a resposta com segurança:
🔹Antes de colocar em uso os instrumentos novos;
🔹Quando ocorrer sobrecarga, quedas, mau uso ou desconfiança dos resultados de medição;
🔹Sempre após a realização das manutenções;
🔹Sempre após a realização do ajuste de um sistema de medição;
🔹Periodicamente visando assegurar a qualidade das medições.

🚀Saiba um pouco mais sobre Metrologia em nossos próximos cursos de Formação em Metrologia. Garanta sua vaga através do link: shop.certi.org.br/cursos/

#metrologia #metrologiaindustrial #industria #instrumentação #tomografiaindustrial #industria40 #qualidade #capacitação #treinamento #inovação #integridade #referência #certi #tecnologia
SIGA A CERTI
José Lacerda
• Mais textos do autor • Related Articles     • Linkedin

Endereço

Endereço Fundação CERTI Campus Universitário UFSC – Setor C Florianópolis – SC CEP: 88040-970 Caixa Postal: 5053

Telefone

+ 55 (48) 3239-2000

Email

comercial@certi.org.br
  • Trabalhe Conosco

© 2019 CERTI Insights. Política de Privacidade - Política de Cookies