header("Cache-Control: max-age=2592000"); //30days (60sec * 60min * 24hours * 30days) ?>
Ano de entrega do projeto
2019
Cliente
ENEL CE
Setor Prioritário
Energia
O objetivo do projeto é o desenvolvimento de um modelo viável de microrrede baseada em microgeração distribuída a partir de fontes renováveis, com um sistema de armazenamento de energia e de gerenciamento energético. O modelo tinha por desafio a implementação de um projeto piloto em um condomínio residencial, com a participação de dez unidades consumidoras e alguns sistemas do condomínio, como iluminação pública, segurança condominial e demandas do clube social.
Um dos principais pontos de inovação proposto para o projeto são as estratégias de controle a serem desenvolvidas para integrar as fontes de energia renováveis (fotovoltaica e eólica), as diferentes tecnologias de armazenamento de energia e as cargas, que podem ser críticas ou normais. O foco do projeto está na inteligência da rede, visando a implementação de um sistema eficiente, confiável e econômico, e que possa se caracterizar como uma solução atrativa para o setor elétrico.
Foram enfrentados três grandes desafios técnicos, sendo eles:
O projeto resultou na primeira microrrede implantada em um caso real no Brasil. A microrrede desenvolvida no projeto encontra-se atualmente em operação em um condomínio residencial na área de concessão da Enel CE e se destaca, além do seu pioneirismo, pela abrangência das soluções implementadas e testadas no P&D. O projeto englobou aspectos tecnológicos, regulatórios, mercadológicos e comerciais de microrredes, com foco em aplicações em condomínios de residências, mas com aplicação também em estabelecimentos e distritos comercias e redes autônomas, buscando a geração de novos produtos, serviços e modelos de negócios para o Grupo Enel.