Concepção, desenvolvimento e implantação de processos industriais inteligentes e sistemas integrados de tecnologia de informação e comunicação no chão de fábrica, utilizando práticas avançadas de produção voltadas aos conceitos de Indústria 4.0, como o PIMS - Plant Information Management System. São oferecidas soluções customizadas, flexíveis e automatizadas para a integração de produtos tecnológicos, replicáveis em qualquer ambiente fabril, devidamente testadas e funcionando de forma otimizada, objetivando redução de custos, aumento da qualidade e do controle sobre a produção.
Em termos de pesquisa e inovação tecnológica, o conceito de Indústria 4.0 ou Manufatura Avançada é sem dúvida o próximo ponto de parada da indústria. A chamada 4ª Revolução Industrial tem o objetivo de criar fábricas inteligentes utilizando conceitos e tecnologias como: Internet das Coisas (IoT), big data, sistemas cyber-físicos, entre outros. Altamente necessária para a implantação deste conceito fabril é a integração da informação através de sistemas inteligentes, onde as máquinas têm capacidade de se comunicar com as outras e a informação é disseminada de maneira completa. A Fundação CERTI, alinhada com as necessidades de resolver as questões pontuais que estes desafios já colocam ao mercado, e visando a otimização dos processos fabris através da automação industrial, possui know-how e desenvolve aplicações nos temas citados, conforme descrito abaixo:
Análise do potencial e de desenvolvimento de automação de processos;
Simulação e comissionamento virtual de plantas;
Otimização de processos para redução de custos;
Aplicação de inteligência artificial para aumento de competitividade;
Criação do digital shadow e do digital twin;
Aplicação de ferramentas de PLM;
Aplicações de rastreabilidade na indústria através de IIoT;
Gerenciamento de ativos através da utilização de sistemas de manutenção preditiva;
Soluções que visam integrar os diversos setores de uma fábrica gerando indicadores em tempo real para auxílio nas tomadas de decisão.