header("Cache-Control: max-age=2592000"); //30days (60sec * 60min * 24hours * 30days) ?>
A CERTI executa projetos e assessorias para desenvolver, operacionalizar e reestruturar sistemáticas da garantia da qualidade industrial. Essas sistemáticas podem ser utilizadas pelas empresas clientes desde as fases de desenvolvimento dos seus produtos e processos produtivos (planejamento da qualidade) até as operações rotineiras de produção industrial (controle e melhoria contínua da qualidade).
O planejamento atua desde a definição das características da qualidade, considerando as especificações de GD&T, no caso de desenho mecânicos, até especificações dos sistemas de medição e sua infraestrutura laboratorial
Planejamento do controle da qualidade em produção
Nessa vertente de planejamento de controles da qualidade, para serem empregados na produção industrial, a CERTI atua em diferentes tipos de atividades e aplicando distintos e integrados métodos da engenharia da qualidade, podendo ser destacados os seguintes métodos apresentados abaixo:
Análise da cobertura e estratégia de testes de produção de placas eletrônicas
Desenvolvimento de estratégias de inspeções automáticas e testes de produção de placas eletrônicas a partir de: análise das oportunidades de defeito das placas; análise da cobertura e definição da estratégia de testes; análises de DfT; elaboração do Caderno de Requisitos de Testes de Produção e avaliação da viabilidade de implantação em potenciais fornecedores das placas eletrônicas.
Especificação de equipamentos de inspeções e testes aplicáveis no processo de montagem de placas eletrônicas
A CERTI auxilia o cliente na especificação e seleção dos equipamentos de inspeções e testes a serem empregados no processo de montagem de placas eletrônicas. Esse trabalho é realizado com base na análise da cobertura e avaliação de diferentes estratégias e na especificação/avaliação dos requisitos para diferentes tipos de equipamentos de inspeção e testes de placas eletrônicas, considerando, por exemplo:
Seleção de equipamentos de medição
Visando prevenir, detectar e controlar as falhas internas e os produtos defeituosos em um processo produtivo, assim como, avaliar e validar novos produtos e/ou processos desenvolvidos, novas peças de produção fornecidas por terceiros, a equipe da Fundação CERTI operacionaliza sistemáticas de planejamento da qualidade com base em distintos métodos da engenharia da qualidade.
Análise das especificações e requisitos do produto
Auxiliar os clientes dando suporte técnico para especificação dos requisitos a serem considerados no desenvolvimento de novos produtos e processos. Pesquisa, levantamento e estudo de informações, elaboração e proposição/discussão dos requisitos relacionados aos testes de verificação e validação, as marcações necessárias, as normas e/ou certificações aplicáveis a serem consideradas para fazerem parte do documento de especificação dos requisitos de novos produtos a serem desenvolvidos.
Planejamento e execução dos testes de verificação e validação do produto
Definição da estratégia de testes de verificação e validação, planejamento abrangente dos testes dos protótipos (alfa e beta) e das amostras de produtos (produção piloto), coordenação e/ou execução dos testes demandados, preparação de toda documentação associada, elaboração e publicação dos relatórios contendo os resultados dos testes executados no desenvolvimento de novos produtos, incluindo, por exemplo, os testes de desempenho, da confiabilidade, de vida útil, de segurança, de EMC, necessários para obtenção de certificação e outros.
Testes de verificação para certificação de novos produtos
Identificação, avaliação e seleção de fornecedores de serviços de testes acreditados, interface entre as diferentes áreas envolvidas (cliente, equipe desenvolvedora do projeto, organismos de certificação e/ou laboratórios de testes acreditados) e coordenação da contratação dos testes relacionados à obtenção de certificação de novos produtos. Análise crítica, discussão com os envolvidos e avaliação dos resultados obtidos nos serviços de investigação preliminar da construção de novos produtos e/ou nos serviços de verificações e testes de avaliação da conformidade estabelecidos pelas respectivas normas aplicáveis relacionadas à obtenção da certificação de novos produtos.
Planejamento e execução de testes da confiabilidade
Planejamento, preparação e execução de testes para assegurar a confiabilidade no desenvolvimento de novos produtos eletrônicos, incluindo, por exemplo:
Análise crítica da documentação de especificação do projeto do produto
Análise crítica da documentação de especificação do projeto (dos desenhos e das fichas de especificação) elaborada pelas equipes de projeto do produto, considerando uma visão integrada em relação às necessidades das demais áreas envolvidas (clientes internos), tais como, por exemplo: compras, controle da qualidade de recebimento, processos entre outras.
Análise dos modos e efeitos de falhas (DFMEA/PFMEA)
Identificação dos potenciais modos de falha para os itens de um produto (DFMEA) e/ou para as operações a serem realizadas num determinado processo de fabricação e/ou montagem (PFMEA). Realização de reuniões com equipe multidisciplinar para preenchimento do formulário (efeitos e causas das falhas) de FMEA, avaliação dos índices de severidade, ocorrência e detecção e, cálculo e classificação dos números de prioridade de risco (NPRs). Criação e realização do plano de ações para buscar reduzir os NPRs mais elevados.
Elaboração e implantação de planos de controle da qualidade
Elaboração dos planos de controles da qualidade, incluindo os planos de controle de recebimento (PCR), planos de controle de operação (PCO) e planos de controle de fabricação (PCF). Preparação, operacionalização no chão de fábrica de estações/postos de inspeções e testes de produção, aplicação piloto, teste e validação dos controles elaborados (PCR, PCO e PCF). Elaboração e disponibilização da documentação de controle da qualidade (folhas de registros, folhas de inspeção/testes, relatórios de falhas) e treinamento dos profissionais (inspetores, operadores, analistas da qualidade) da empresa cliente.
Documentação e padronização dos controles da qualidade
Preparação e emissão da documentação de padronização dos processos de controle da qualidade, incluindo:
Planejamento, preparação e execução de testes visando determinar o desempenho térmico ou a robustez a diferentes tipos de estresses (térmicos, umidade e vibração), que poderão ser aplicados individualmente ou de maneira combinada, com o propósito de identificar e eliminar pontos fracos relacionados às soluções de projeto dos produtos e de melhorar a confiabilidade de placas e produtos eletrônicos. A atuação parte da análise das especificações e, através das medições, são feitas a avaliação da conformidade e a identificação de ações de melhoria. Além da competência técnica, é oferecida uma ampla estrutura laboratorial para medições de referência e de análise de capacidade de processos.
Planejamento e execução de testes da confiabilidade e desempenho térmico
Visando auxiliar o cliente na melhoria da confiabilidade de suas placas eletrônicas e de seus produtos eletrônicos, são feitos trabalhos de:
Sistemáticas de planejamento da qualidade
Concepção, desenvolvimento e implantação de novas sistemáticas e de ferramentas para garantir a qualidade no desenvolvimento de novos produtos e processos produtivos e melhorar a qualificação dos fornecedores externos.
Sistemáticas de controle e melhoria da qualidade
Desenvolvimento e operacionalização, no chão de fábrica, de novas sistemáticas e ferramentas para controle e melhoria da qualidade industrial.
Suporte na definição dos indicadores de qualidade e produtividade
Apresentação e proposição de distintas alternativas de indicadores de qualidade e produtividade para serem empregados por empresas de manufatura, considerando diferentes tipos de categorias de indicadores de desempenho, tais como, por exemplo: Indicadores de Processo, Indicadores de Aquisição e Fornecedores, Indicadores de Mercado e Clientes e Indicadores de Inovação.
Planejamento da qualidade industrial para novas unidades fabris
Planejamento da qualidade no desenvolvimento de novos processos produtivos e projeto dos processos requeridos para garantia e controle da qualidade industrial, incluindo implantação. Transferência dos conhecimentos relacionados aos métodos aplicáveis para garantia da qualidade industrial por meio de capacitações e treinamentos. Envolve atividades que vão desde o estudo detalhado dos produtos e determinação dos equipamentos necessários para controle da qualidade e, ainda, dos processos a serem empregados para avaliação e qualificação de potenciais fornecedores e de novas peças de produção fornecidas por terceiros, até o detalhamento das soluções propostas e o suporte na implantação da unidade.
Desenvolvimento e qualificação de fornecedores de placas eletrônicas
Aplicar métodos de avaliação (métodos já desenvolvidos, testados e validados) auxiliando as empresas clientes a identificarem novas alternativas de empresas montadoras e fornecedoras de placas eletrônicas que apresentem condições apropriadas para executarem a montagem e o fornecimento das placas eletrônicas com a requerida qualidade e confiabilidade.