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Ano de entrega do projeto
2022
Cliente
Setor Prioritário
Energia
O objetivo do projeto é a realização de um conjunto de estudos, modelagens técnicas e de negócios, desenvolvimentos de softwares e interfaces de supervisão e operação, proposições de contribuições regulatórias e ainda uma implantação piloto com veículos elétricos e sistemas de recarga. Neste piloto uma parcela dos veículos da frota de serviço em campo de distribuidora(s) da EQUATORIAL será substituída por veículos elétricos e os resultados serão analisados.
O projeto concluiu uma série de estudos que abordaram o estado da arte de veículos elétricos e sistemas de recarga, visando a escolha das melhores opções para implantação do piloto nas distribuidoras da EQUATORIAL no Maranhão e Piauí. A rede de distribuição da EQUATORIAL/MA foi modelada para a análise do impacto da expansão dos sistemas de recarga, desta forma foi possível identificar as zonas críticas e a necessidade de ampliação e melhorias na rede no horizonte de 10 anos.
Para a modelagem de negócios foi desenvolvido um algoritmo, inédito no Brasil, para a tarifação dinâmica das estações de recargas. Através da precificação das recargas pode-se guiar o comportamento dos usuários de veículos elétricos e, por meio de tarifação dinâmica, é possível que os proprietários destes veículos se tornem agentes do sistema. Isso ocorre devido aos incentivos nos preços de recarga, assim, os condutores respondem a estes incentivos e efetuam a recarga em horários propícios para a distribuidora, não congestionando a rede.
Para o gerenciamento da frota de veículos elétricos, foi desenvolvido um hotsite. Nele os funcionários da EQUATORIAL poderão reservar um veículo elétrico, encontrar no mapa as estações de recarga disponíveis, assim como o gestor, terá em tempo real uma série de indicadores de consumo e estado da frota.
O piloto do projeto está eletrificando a "Rota do Sol", o trajeto que liga as capitais São Luís/MA a Teresina/PI, além de alguns pontos adjacentes. Foram adquiridos 3 veículos elétricos e 7 estações de recarga, sendo 3 delas rápidas, com potência de até 60 kW por conector em corrente contínua e até 43 kVA em corrente alternada, e 4 estações semirrápidas, com potência de até 22 kVA por conector em corrente alternada. As estações rápidas serão instaladas em locais públicos juntamente com um carport, uma estrutura de estacionamento coberta com painéis fotovoltaicos que fornecerão energia renovável para as recargas.
O módulo de tarifação dinâmica, cujo desenvolvimento está apresentado no vídeo a seguir, modelou como as recargas podem ser precificadas no futuro pensando na economia do condutor e na mantenabilidade da infraestrutura. O desenvolvimento deste algoritmo, assim como os estudos de impacto na rede, foram reconhecidos em 3 congressos internacionais.