header("Cache-Control: max-age=2592000"); //30days (60sec * 60min * 24hours * 30days) ?>
Ano de entrega do projeto
2019 a 2021
Cliente
MCTI
Setor Prioritário
Outros/Governo
Estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de novas ideias e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional.
Como resultado da experiência e know-how adquiridos ao longo de uma década com programas de incentivo ao empreendedorismo, a Fundação CERTI foi a instituição vencedora do Edital de Chamamento Público nº 117/2018 da SETEC/MCTIC para a operação do Programa Centelha que tem sua metodologia inspirada no Programa Sinapse da Inovação.
A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação CERTI. O Programa Centelha é executado de forma descentralizada, por meio da articulação institucional e cooperação com entidades de 20 estados.
Em sua primeira edição, o Programa Centelha alcançou, até agora, a marca de mais de 15,4 mil ideias inovadoras submetidas em 19 estados, envolvendo mais de 38 mil participantes nas equipes, com a expectativa de apoio de mais de 500 projetos.
Para continuar incentivando a cultura empreendedora no país, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) lançou no dia 31 de agosto de 2020, a 2ª edição do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores – Programa Centelha. O investimento é de R$ 105 milhões com a expectativa de apoiar a capacitação de 50 mil empreendedores, criar 1.350 novas startups e promover a cultura empreendedora em 26 Estados e no Distrito Federal.