header("Cache-Control: max-age=2592000"); //30days (60sec * 60min * 24hours * 30days) ?>
Ano de entrega do projeto
2021-2022
Setor Prioritário
Petróleo & Gás
Como Instituição de vanguarda na construção da Indústria 4.0 no Brasil, a CERTI desenvolveu em parceria com o CENPES/ PETROBRAS um projeto para promover a melhoria da qualidade e da integridade dos spools fornecidos à indústria brasileira de O&G, através da pesquisa para a aplicação de princípios, tecnologias e métodos da transformação digital (Indústria 4.0) no projeto e na fabricação destes componentes.
Com os gêmeos digitais para o espelhamento de ativos se tornando cada vez mais aplicados na indústria, a confiabilidade das informações relacionadas é fundamental para garantir que gêmeo digital funcione conforme especificado. Assim, este projeto de transformação digital na pré-fabricação de tubulações foca no gerenciamento de atributos gerados desde os estágios inicias de projeto de tubulação até sua liberação para comissionamento, passando pelas etapas de quebra da linha em spools (espoletamento), fabricação e montagem.
Uma vez que os dados de produto, processo e infraestrutura estejam localizados e disponíveis em uma mesma plataforma, é possível construir uma sequência lógica de gerenciamento de dados que simula um “gêmeo digital” do processo produtivo. As integrações criadas entre os diferentes grupos de informações e o detalhamento dos fluxos produtivos possibilitam análises em outros ambientes, como análises de custos, simulações de cenários produtivos, previsões macro de prazo de fabricação.
Além disso, o ambiente produtivo digital e integrado traz um componente vital de rastreabilidade, garantindo uma segurança maior para o processo, tanto para um cenário adequado, onde se busca somente o armazenamento das informações adequadas, quanto para um cenário onde sejam necessárias informações críticas para a correção de um erro de fabricação, para uma melhoria de processo pontual ou para uma adequação normativa no fluxo produtivo.
Ver projeto completo