header("Cache-Control: max-age=2592000"); //30days (60sec * 60min * 24hours * 30days) ?>
Ano de entrega do projeto
2019
Cliente
MCTIC / CNPq
Setor Prioritário
Agronegócio
Desenvolver uma Rede de PD&I operacional para aplicação da manufatura avançada no setor do agronegócio brasileiro, a ser operada com sustentabilidade e economicidade, utilizando os diversos instrumentos de fomento existentes e estimulando o compartilhamento de riscos entre empresas.
Inicialmente o esforço foi direcionado para o entendimento da aplicação dos conceitos de transformação digital para o agronegócio, com foco na cadeia do gado de corte (piloto do projeto). Resultou aí um grande mapa denominado Gado de Corte 4.0, que trouxe as inter-relações entre os elos do setor e os possíveis conflitos da cadeia. Tendo isso em mãos, passou-se para uma análise de tendências e a proposição de soluções utilizando tecnologias modernas (habilitadoras da Indústria 4.0), como IoT, blockchain e bigdata, por exemplo, para acelerar a competitividade da cadeia.
Aplicação inédita de um processo de inovação na cadeia do gado de corte no Brasil, conforme destacado por diversos frigoríficos e agentes do setor que se envolveram. O segundo resultado substancial foi o desenvolvimento de um modelo de operação e sustentabilidade de uma rede com foco no P&D+I da manufatura avançada para o país, quando estão disponibilizados materiais que permitem a sua replicação para os mais diversos setores.
O projeto ainda teve o seu ápice na reunião geral e lançamento da Rede, realizada em dezembro de 2019 em São Paulo, onde – em parceria com a Embrapa – foram realizados momentos de bootcamp (preparação de startups e ICTIs) e matchmaking (conexão direta entre investidores, empresas e proponentes da inovação). No evento, a presença maciça de empresários (nascentes e consolidados), representantes do governo e da Embrapa, além de investidores e jornalistas oportunizou contatos surpreendentes. O processo foi inovador no setor do gado de corte em nível nacional.
Por fim, o projeto ainda auxiliou no embasamento teórico-metodológico das políticas públicas relacionadas à manufatura avançada no contexto do MCTIC, além de ter criado propostas para sustentação do P&D+I para o setor do Gado de Corte com base em benchmarkings internacionais, apresentados para o MAPA.