header("Cache-Control: max-age=2592000"); //30days (60sec * 60min * 24hours * 30days) ?>
Ano de entrega do projeto
2013
Cliente
Consórcio de cooperação científica e tecnológica Brasil-União Europei
Setor Prioritário
Saúde
Embora tenha passado mais de um século desde sua descoberta e descrição completa do ciclo, a doença de Chagas ainda é uma ameaça para milhões de pessoas principalmente na América Latina. Nas últimas décadas, tornou-se uma ameaça também para países não endêmicos nas Américas, Pacífico Ocidental e regiões da Europa, principalmente como resultado da mobilidade das pessoas. No Brasil ainda é um sério problema de saúde pública, com menos de 10% das pessoas diagnosticadas. E é justamente neste contexto que surge o projeto PodiTrodi; que tem por objetivo desenvolver tecnologias para preparação de amostras integradas, de baixo custo através de um equipamento automatizado, portátil e de fácil operação que pode estar presente nos locais de atendimento. Seu objetivo é facilitar o acesso à saúde e a rapidez nos resultados de exames e diagnósticos.
A estrutura do projeto PodiTrodi foi dividida em quatro grandes áreas de pesquisa: o bioensaio e a preparação da amostra necessária, o cartucho micro fluido ativo, os biossensores e o equipamento integrador responsável pela entrada de dados, processamento, análise e saídas das informações que irão auxiliar a equipe médica no diagnóstico. Todas as especificações do produto foram derivadas das necessidades tecnológicas e das pesquisas com usuários. A CERTI atuou no desenvolvimento do equipamento nas competências de design de produto e interface, detalhamento mecânico, hardware eletrônico e software embarcado e foi responsável pela fabricação de protótipos.
Um equipamento portátil que pode ser transportado em uma mochila e levado até áreas com grande incidência da doença, mesmo aquelas distantes dos pontos de atendimento. Fornece toda a infraestrutura necessária para o correto funcionamento do cartucho e dos biossensores, incluindo fonte de alimentação ininterrupta, sensor óptico multicanal, fluxo de calor otimizado para operação adequada em diferentes ambientes e interface homem-máquina.